• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cardeal Hollerich: “O Batismo das mulheres não é inferior ao dos homens”

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Outubro 2023

A Assembleia Sinodal do Sínodo sobre a Sinodalidade, que está realizando sua primeira sessão na Sala Paulo VI de 4 a 29 de outubro, iniciou seus trabalhos no dia 13 de outubro sobre o terceiro Módulo, B1, que visa aprofundar a corresponsabilidade na Missão.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Novo Pentecostes

O trabalho começou com uma Eucaristia no Vaticano, presidida pelo Cardeal Ambongo, Arcebispo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Uma celebração que teve um claro sabor africano, na qual o presidente iniciou sua homilia afirmando que esse caminho sinodal, esse "novo Pentecostes", é motivo de ação de graças a Deus e "renovará a Igreja na comunhão de seus membros e na participação ativa de todos na vida e na missão da Igreja".

Em suas palavras, ele convidou, seguindo a profecia de Joel, "a chorar e lamentar diante deste altar, diante do túmulo de São Pedro, por nossas fraquezas como Igreja", vendo a melhor maneira de fazer isso como "ter a coragem de empreender o caminho do arrependimento e da conversão, que abre o caminho para a reconciliação, a cura e a justiça". Da mesma forma, seguindo o Evangelho do dia, o cardeal africano pediu para ver "até que ponto o Maligno age e influencia nosso modo de ser e agir". Para combatê-lo, propôs "as armas da sinodalidade, que requerem unidade, caminhar juntos, discernir na oração, escutar uns aos outros e escutar o que o Espírito tem a dizer à Igreja".

Um longo caminho percorrido juntos

Na sala do Sínodo, que foi presidida pela  Presidenta Delegada, Ir. María Dolores Palencia, outra novidade desta Assembleia Sinodal, os trabalhos começaram com a intervenção do Cardeal Hollerich, Relator Geral do Sínodo, que reconheceu que desde o início da Assembleia "caminhamos juntos e percorremos um longo caminho". Ele recordou a peregrinação às catacumbas, "que nos permitiu entrar em contato mais próximo com os cristãos da comunidade primitiva e especialmente com os mártires", que estão com a Igreja, "podemos senti-los caminhando conosco".

O cardeal luxemburguês recordou o título e a pergunta deste Módulo B2: "A corresponsabilidade na missão: como compartilhar melhor os dons e as tarefas a serviço do Evangelho?", refletindo sobre a importância da missão, centrando-se no "continente digital", que ele vê como "um novo território de missão", questionando como evangelizá-lo. Em seguida, fez uma análise de cada uma dos cinco pontos da Seção B2: a necessidade de aprofundar o significado e o conteúdo da missão; a ministerialidade na Igreja; o papel das mulheres na Igreja, cujo batismo "não é inferior ao dos homens"; o papel dos ministérios leigos; o ministério dos bispos.

A partir daí, ele fez um apelo para que sejamos corajosos e "demos um passo atrás para escutar autenticamente os outros, para abrir espaço dentro de nós mesmos para a palavra deles e para nos perguntarmos o que o Espírito está nos sugerindo por meio deles".

Mulheres e missão

Maria Grazia Angelini, O.S.B., começou sua reflexão com uma pergunta forte: "Como a Igreja de nosso tempo pode cumprir melhor sua missão por meio de um maior reconhecimento e promoção da dignidade batismal das mulheres?". Ela insistiu que "não se trata de promoção e reconhecimento em um sentido mundano, de direitos e desejos, mas do bem-estar da Igreja", algo inspirado no estilo, nas palavras, nos silêncios e nas escolhas de Jesus, destacando o poder simbólico e inspirador do encontro de Jesus com a mulher anônima na multidão, algo que também acontece em muitas outras passagens.

Ela vê no tema da missão do Sínodo um "reconhecimento das diferentes expressões dos ministérios". Analisando o papel das mulheres nas primeiras comunidades, ela disse que elas não são meras figurantes, "elas abrem novos espaços para o Evangelho", com as comunidades paulinas, nas quais "elas são inseridas em uma liturgia feminina 'não ritual', rompendo-a com a palavra do Evangelho". O apóstolo foi acolhido, enfatizou a monja beneditina, "pela koinonia incomum das mulheres em oração, ao ar livre", destacando as "novas linguagens inauguradas pelas mulheres, que Paulo não desprezou, mas aproveitou como um kairos", citando como exemplo Lídia e seu papel proeminente no nascimento da Igreja na Europa, fazendo de sua casa "um espaço feito de pontes e não de muros".

A partir daí, insistiu que "o movimento originado pelo Evangelho, e a alma de todo verdadeiro caminho sinodal, gera relações novas e generativas", onde as mulheres alimentam constantemente o dinamismo espiritual da reforma. A partir daí, enfatizou que "as mulheres são um elemento dinâmico da missão", e as diaconias a serem assumidas pelas mulheres, a partir do "estilo, arriscado e revelador", criado por Jesus "em seu modo de se relacionar com as mulheres".

Corresponsabilidade sinodal na missão

A partir de uma perspectiva teológica, Carlos Galli refletiu sobre a "Corresponsabilidade Sinodal na Missão Evangelizadora", partindo da pergunta "Como podemos compartilhar dons e tarefas a serviço do Evangelho?”. O teólogo argentino, inspirado na Constituição Episcopalis Communio, afirmou que "a Igreja sinodal é missionária. A Igreja missionária é sinodal", uma ideia presente nos documentos do Concílio Vaticano II. A partir daí, ele refletiu sobre a corresponsabilidade de todos os batizados na missão, inspirado nos textos bíblicos e no Magistério da Igreja, insistindo que "o batismo e a fé são o fundamento da vocação universal à santidade e à missão", destacando como os ministérios leigos enriquecem as comunidades cristãs.

Isso torna necessária "a troca de dons e tarefas a serviço do Evangelho", vendo o tornar-se missionário como um fruto da graça e a comunhão de bens como um modo de vida. Para o teólogo, "o trabalhador apostólico é o evangelizador evangelizado", exigindo o compartilhamento de dons espirituais. Isso porque "o amor de Deus é muito mais do que o pecado", afirmando que "a lógica do muito mais gera esperança". Por fim, ele disse esperar que "pela ação do Espírito, onde abundar a comunhão, abundará a sinodalidade e onde abundar a sinodalidade, abundará a missão".

Missão das mulheres, no mundo digital e do bispo

Uma reflexão que foi completada com testemunhos. A Ir. Liliana Franco, presidente da Confederação de Religiosos e Religiosas da América Latina e do Caribe, que nos convidou a ver em Jesus sua vontade de "ver e sentir as mulheres, elevá-las, dignificá-las, enviá-las", aprender com suas atitudes, critérios e estilo. A religiosa denunciou o fato de que "o caminho das mulheres na Igreja está cheio de cicatrizes, de momentos que trouxeram dor e redenção", e afirmou que "a Igreja tem o rosto de uma mulher". Nessa Igreja, no "desejo e no imperativo de uma maior presença e participação das mulheres na Igreja, não há ambição de poder ou sentimento de inferioridade, nem uma busca egocêntrica por reconhecimento, há um clamor para viver em fidelidade ao plano de Deus".

Em segundo lugar, dois representantes do Sínodo digital, o leigo mexicano José Manuel de Urquidi González e a religiosa nicaraguense radicada na Espanha, Xiskya Lucia Valladares, insistiram que, nesse ambiente, "para que a semente do Evangelho cresça ali, ela precisa ser inculturada". Trata-se de uma nova Galileia, onde "a escuta humilde, o acompanhamento e o diálogo" são necessários com aqueles "que deixaram a Igreja feridos por tanta discriminação, ou que se aborreceram com nossa pregação, ou que não entendiam nosso idioma, ou que talvez nunca tenham pisado em uma igreja. Mas eles ainda estão procurando”.

Esse é "o território ideal para uma igreja sinodal missionária na qual todos os batizados assumem a corresponsabilidade pela evangelização", enfatizaram.

Por fim, o cardeal Stephen Ameyu Martin Mulla, arcebispo de Juba (Sudão do Sul), refletiu sobre o ministério do bispo a partir de uma perspectiva sinodal missionária, para a qual "é importante que o bispo promova uma comunhão missionária dentro da Igreja diocesana", seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs, com um só coração e uma só alma. Isso significa, sublinhou o Cardeal, que o Bispo deve estar ativamente envolvido na vida dos fiéis, disposto a caminhar com eles, encorajando e desenvolvendo os meios de participação. O objetivo deve ser alcançar a todos, o que leva à promoção, ao incentivo e à liderança de atividades e iniciativas missionárias na diocese.

O bispo deve ser visto, enfatizou ele, como "um servo e testemunha da esperança" e "favorecer uma mentalidade moldada pelo pensamento sinodal". Além disso, "favorecer a colaboração recíproca de todos no testemunho evangelizador a partir dos dons e funções de cada um, sem clericalizar os leigos e sem transformar o clero em leigo", evitando "o clericalismo excessivo, que afasta os leigos da tomada de decisões". Em suma, "fomentar uma comunhão missionária dentro da Igreja diocesana, incentivar e desenvolver os meios de participação e de diálogo pastoral, estar conscientes do caráter missionário de seu ministério pastoral, promover uma mentalidade moldada pelo pensamento sinodal e estar ativamente envolvidos em movimentos eclesiais com objetivos evangelizadores".

Leia mais

  • Uma fórmula sem forma: o que acontece quando um batismo é somente válido? Artigo de Andrea Grillo
  • Batizados/as em Cristo. Uma igualdade radical entre homens e mulheres
  • A perfeição da vida cristã? O batismo, não o sacerdócio
  • Batismo de Jesus: “tatuado” pelo amor do Pai
  • “Poder para ensinar e batizar” aos leigos e às mulheres? Da sociedade da honra à sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo
  • Argumento de Francisco sobre a ordenação de mulheres “tem seu valor... e seus limites”
  • Aberturas e proibições. O paradoxo das mulheres preocupa a Igreja
  • Igreja latino-americana: “O papel da submissão da mulher não é a vontade de Deus”
  • Francisco: "A presença de mulheres na Igreja não é uma moda feminista, é um ato de justiça"
  • Mulheres discípulas, profetisas e diáconas do Novo Testamento. Vozes e presenças que desafiam a Igreja hoje
  • Papa Francisco confirma proibição da ordenação de mulheres sacerdotes
  • Arame farpado ao redor da mulher-padre
  • “Diáconas para uma Igreja sinodal.” Síntese para o Sínodo sobre a Sinodalidade
  • A mulher-padre continua sendo um problema

Notícias relacionadas

  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados