• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Eu, professora voluntária no inferno do Sudão”. Reféns em Cartum

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Abril 2023

Como no filme "A vida é bela", um menino da terceira série é assombrado por todo o horror do mundo. "É perigoso? Quando podemos ir embora? Por que estão fazendo esse desastre? Não vou mais para a escola?" A mãe acaricia-o e sorri: “Não te preocupes, vai correr tudo bem”.

A reportagem é de Giacomo Galeazzi, publicada por La Stampa, 18-04-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em Cartum, onde o Nilo Branco e o Azul se tornam o "grande rio", os combates não poupam as escolas e centros de saúde onde as crianças se refugiam. Quem resiste à cruel corrente da história é uma mãe com seu bebê nos braços. Centenas de civis mortos e feridos, aeroportos fechados. A pior crise humanitária do Sudão entre desastres naturais, epidemias, guerra civil e degradação econômica. Um terço da população (16 milhões de pessoas) e metade das crianças sobrevivem com a ajuda das ONGs.

Katharina von Schroeder trabalha para a Save the Children. Desde sábado ela, o filho, mais nove pais e 11 crianças são reféns em uma escola da capital e dormem no chão sacudido pelas bombas. “O meu filho está convencido de que estamos seguros aqui – diz Katharina ao La Stampa -. No começo estava preocupado por seu cachorro, depois ele se acalmou: ‘Nossos vizinhos lhe dão comida’". Do lado de fora, um cenário que apavora. “As explosões não pararam em três dias. Nós estamos fazendo o nosso melhor para proteger os pequenos dos acontecimentos, mas começam a se preocupar”.

Os bombardeios estão cada vez mais perto, o abrigo é procurado no porão, balas de fuzil perdidas são encontradas do lado de fora. Já antes do golpe, a situação para a infância era desastrosa: o Sudão está entre os dez países mais perigosos. As obrigações legais internacionais exigem poupar escolas e hospitais (“protegido pelo direito humanitário). Na realidade, todas as regras foram quebradas.

“A situação está muito tensa”, continua Katharina -. O ar é abalado pelos estrondos contínuos da batalha. Disparos em rajadas e ruídos altos como um trovão. Estamos exaustos e mal dormimos. No entanto, nossa situação ainda é um pouco melhor do que a maioria dos habitantes de Cartum. Em toda a cidade existem áreas onde não há mais água. As pessoas estão sem suprimentos de comida".

Como o personagem de Roberto Benigni no filme vencedor do Oscar, o imperativo de Katharina é "spes contra spem". O otimismo do coração contra o pessimismo da razão. “Ter amigos nos ajuda, mas não é fácil – explica Katharina-. Estamos ainda mais preocupados com todas as crianças de Cartum e de outras regiões. 12 milhões de pessoas estão passando fome. A única coisa positiva é que a internet funciona aqui dentro, então a gente recebe informações contínuas sobre confrontos na rua.

Assim que ouvimos os caças, decidimos em grupo: é muito perigoso se mover. A embaixada me ligou para dizer para ficarmos parados onde estamos". Sua voz falha quando a operadora humanitária olha para trás. "Não esperávamos de forma alguma tal situação – afirma -. O pior cenário se restringia a análises geopolíticas dos pesquisadores, mas a explosão de ódio parecia improvável. Em vez disso, o pesadelo se tornou realidade. As crianças têm uma maior sensibilidade e são as mais afetadas.

Katharina explica: “Em Darfur a situação já era grave. 400.000 deslocados pelos conflitos locais, 4 milhões em todo o País". Com o golpe, os confrontos se transformaram em violência cega e pilhagem. “Nosso escritório foi saqueado, foram roubados carros, laptops e geladeiras– relata Katharina – O que é pior é que até os medicamentos pediátricos que salvam vidas foram roubados”. A angústia entre os reféns cresce.

Mapa do Sudão com a região de Darfur em destaque. (Foto: Wikipédia)

“Dormem no porão, parece mais seguro. Na hora do jejum - é o Ramadã - a situação se acalma. Mas nas duas últimas manhãs ouvimos os caças e corremos para o porão. Poderia acontecer de tudo a qualquer instante." A preocupação com o radicalismo religioso é forte. “Precisamos ter esperança no melhor, mas a escalada islamista é um dos cenários possíveis – adverte Katharina-. O povo sudanês merece muito mais do que isso. Este é um país belíssimo com uma cultura rica e se a paz prevalecesse, um grande futuro seria possível”.

O presente, porém, são quatro paredes que tremem a cada explosão. "Somos obrigados a ficar aqui dentro para não sermos pegos no fogo cruzado– acrescenta Katharina-. Os combates rapidamente se espalham por toda a capital. O terror é encontrar-se no meio da tempestade. As balas não distinguem entre nacionalidades. Ser ocidental pode dar vantagem porque no final seremos apoiados por embaixadas e empregadores. Meu coração, porém, está com o povo sudanês e principalmente com as crianças que não desfrutam de nenhum privilégio. Eles precisam da nossa ajuda. Agora e quando as armas se calarem".

O pensamento predominante é sair do cerco. “Assim que possível, vou tirar meu filho do Sudão – conta Katherina-. Fazemos de tudo para tranquilizar os menores: falamos, cantamos e brincamos com eles. Na escola encontramos bolas e outros brinquedos”. Lazer na tempestade. "O maior medo é que meu filho seja prejudicado emocional ou fisicamente e farei todo o possível para evitá-lo - garante Katherina-. Estou próxima das mães e dos pais que vivem situações semelhante no Sudão, Sudão do Sul, Ucrânia, Síria”.

A "escuridão ao meio-dia" é o tormento do massacre iminente. “Tudo isso é insensato e ninguém deveria acabar nessa condição. As crianças brincam a maior parte do tempo, mas às vezes ficam com medo, especialmente quando ocorrem explosões a poucos metros".

Do lado de fora, de fato, é um inferno de incursões e emboscadas. Ontem grupos de soldados invadiram a nunciatura apostólica durante a missa. “As balas voam por toda a cidade”, ressalta o embaixador do Papa, “perto do povo sudanês, já tão provado: que se deponham as armas e que prevaleça o diálogo para retomarmos juntos o caminho da paz e da concórdia”.

Leia mais

  • Sudão: a guerra entre generais. Artigo de Marcello Neri
  • Conflitos no Sudão impulsionam nova onda de garotos perdidos
  • Sudão. Os Bispos: a nação volta ao passado; por trás das Forças Armadas está a Irmandade Muçulmana
  • Conflito gera mais de 377 mil refugiados no Sudão
  • Líder revolucionário sudanês diz que Ocidente esqueceu crise em seu país
  • A dura guerra no Sudão ameaça civis
  • Sudão se divide para fugir de pressões
  • A dor do povo Nuba. Entre a guerra e a fome no Sudão
  • Conflito de Darfur prossegue, longe da atenção mundial
  • Genocídio de Darfur - 26 de fevereiro
  • Tirania no Darfur: as chagas de todo um continente
  • O teatro da crueldade encenado em Darfur
  • Darfur, uma tragédia que pode se repetir
  • Tropas do Brasil em Darfur?
  • Darfur, o horror depois da esperança

Notícias relacionadas

  • A prática do sacrifício, hoje, é a prática da barbárie. Entrevista especial com Xabier Etxeberria Mauleon

    LER MAIS
  • O grito de Jesus na cruz e seus ecos na contemporaneidade. Entrevista especial com Francine Bigaouette

    LER MAIS
  • 17 de maio de 1915 – Primeira Guerra Mundial faz superior-geral dos jesuítas se mudar para a Suíça

    Quando a Itália entrou na guerra contra a Áustria, ficou insustentável para Ledochowski (foto) permanecer em Roma. Então, e[...]

    LER MAIS
  • Precisamos conversar. Entrevista com a teóloga islâmica Hamideh Mohagheghi

    Com a recente ascensão da islamofobia em toda a sociedade alemã – e na sociedade europeia mais amplamente –, a teóloga isl[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados