Iraque. Núncio testou positivo para Covid, mas a partida de Bergoglio é confirmada

Mais Lidos

  • Católicos cínicos e a negatividade em relação ao Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Influenciadores ou evangelizadores digitais católicos? Artigo de Dom Joaquim Mol

    LER MAIS
  • Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social. Artigo de José Geraldo de Sousa Junior e Ana Paula Daltoé Inglêz Barbalho

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Março 2021

O núncio apostólico no Iraque testou positivo para Covid. Monsenhor Mitja Leskovar, que agora observará a quarentena, deveria ter acompanhado o Papa Francisco nas etapas da exigente viagem ao Iraque marcada para 5 a 8 de março, mas segundo informado pela Santa Sé não poderá fazê-lo.

A reportagem é de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica, 28-02-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Em todas as viagens internacionais, o núncio do país visitado acompanha de perto o Papa em suas etapas. Desta vez não será assim.

Leskovar observará a quarentena longe da nunciatura e não se encontrará com Francisco. Ele estará acompanhado pela comitiva de costume e será recebido em Bagdá pelo Cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca da Babilônia dos Caldeus.


Mapa do Iraque, em destaque as localidades que serão visitadas pelo Papa Francisco. Fonte: Universidade do Texas

Depois de amanhã está programado no Vaticano um briefing no qual serão dados todos os pormenores da viagem que o Papa deseja muito fazer para não desiludir o povo iraquiano que no passado já havia esperado em vão pela visita de João Paulo II. Os três dias de Francisco no Iraque serão particularmente intensos. O papa visitará Bagdá, Najaf (a cidade sagrada para os xiitas onde se encontrará com o aiatolá Al Sistani), a planície de Ur, Erbil, Mosul e Qaraqosh, proferindo quatro discursos, duas homilias e um Angelus.

A viagem está confirmada hoje, ainda que até ao fim haja a possibilidade de cancelamento não tanto por problemas de segurança, que são problemas importantes, mas por causa da pandemia.

Se a situação relacionada ao coronavírus no país permanecer estável, Francisco decolará regularmente do aeroporto de Fiumicino, em Roma, na 5ª feira pela manhã. Somente uma escalada da pandemia pode comprometer sua chegada.

O Papa, como quase todos os cidadãos do Vaticano, já recebeu duas doses da vacina produzida pela Pfizer e também os jornalistas que acompanham o voo papal para o Iraque.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iraque. Núncio testou positivo para Covid, mas a partida de Bergoglio é confirmada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU