• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Prefeito de dicastério romano sugere que casais podem ser melhores do que os padres no exercício do ministério do matrimônio

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

03 Outubro 2017

O ministério do matrimônio precisa ser exercido por casais porque os padres “não têm credibilidade nessa área”, disse o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em um encontro católico.

A informação é de Sarah MacDonald, publicada por Catholic News Service, 02-10-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Ao proferir a palestra principal a 500 delegados da Diocese de Down e Connor, na convenção “Faith and Life”, da cidade de Belfast, capital Irlanda do Norte, no último dia 30, Farrell discutiu a exortação apostólica de 2016 do Papa Francisco, “Amoris Laetitia” (A Alegria do Evangelho), e pediu que as paróquias criem grupos de estudos sobre este documento e formem casais para ensinar, preparar, guiar e acompanhar os cônjuges.

Sobre o papel dos padres no acompanhamento e na preparação matrimonial, ele disse que os sacerdotes “não têm nenhuma credibilidade quando se trata de viver a realidade do casamento”, muito embora possam conhecer os princípios, a filosofia e a teologia.

Em entrevista ao Catholic News Service após o evento, o ex-arcebispo de Dallas, natural de Dublin, disse que as paróquias deveriam se preparar para formar leigos voltados a atuar nesta função, o que ele considerou um novo modelo de acompanhamento em consonância com a visão de Igreja do papa.

“Não podemos colocar os leigos a falar sobre o matrimônio a menos que eles estejam formados para isso”, falou. Essa formação não seria só sobre conhecimento, mas também teria a ver com a capacidade de se comunicar e agir como um agente pastoral a acompanhar os casais ao longo dos desafios que enfrentam, explicou.

O ministério de casais para casais é melhor feito por “leigos que já estiveram nesse lugar de casado, que já percorreram este caminho”, disse o cardeal. Ele também admitiu que “não tinha ideia” de como responder a algumas das perguntas a respeito das dificuldades que desafiam os cônjuges atuais, perguntas que os seus sobrinhos e sobrinhas lhe fizeram.

“Não tenho experiência alguma disso e a maioria dos padres não tem também”, disse Farrell, observando que muitos dos casais que participaram do Sínodo dos Bispos de 2014 e 2015 sobre a família insistiram num maior envolvimento de casais leigos no ministério do matrimônio.

O prelado igualmente defendeu, com firmeza, o Papa Francisco, negando qualquer possibilidade de ele estar difundindo heresia em seus escritos e discursos.

“Não, ele não é um herege”, disse Farrell quando perguntado sore a recente correção filial de alguns dos ensinamentos do papa sobre o matrimônio publicada por várias dezenas de padres, estudiosos e escritores. Este grupo esteve particularmente preocupado com o acesso aos sacramentos por parte de católicos divorciados e que voltaram a se casar no civil sem a obtenção de uma declaração de nulidade da união anterior.

Farrell acrescentou ainda que os católicos tradicionalistas por trás da correção filial “usam qualquer desculpa para atacar [o papa]”.

Disse ainda que está trabalhando com na preparação do próximo Encontro Mundial das Famílias, a acontecer em Dublin em agosto, e em uma visita papal.

Em sua fala, Farrell contou aos delegados que as pessoas não devem julgar a consciência dos demais ao mesmo tempo querendo que a Igreja recuse a dar a Sagrada Comunhão a políticos que não vivem plenamente o magistério católico. Recordando a época em que era bispo auxiliar em Washington, de 2001 a 1007, o prelado falou que a catedral não tinha paroquianos, mas era frequentada por dezenas de políticos.

“Era uma loucura; o cardeal-arcebispo costumava receber toneladas de correspondência todos os dias sobre alguém que deveria ser expulso da Igreja”, lembrou.

Perguntado sobre a questão dos políticos que defendem o aborto, os quais, segundo alguns fiéis, não deveriam poder comungar, Farrell falou que, embora acredite que a postura deles esteja errada, a Igreja é “para os que pecam” e que a redenção é para todos.

Leia mais

  • Farrell diz que Francisco quer ouvir os leigos, não só bispos e padres
  • Dom Kevin Farrell vai para Roma: O que isso significa
  • Papa Francisco indica bispo americano para o novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
  • Leigos e famílias: três nomeações e um novo dicastério
  • “Está na hora de implementar o que dizia o Vaticano II sobre os leigos”
  • "A verdadeira heresia é acusar de heresia o Papa a respeito de Amoris laetitia. Eis o porquê”
  • João Paulo II também foi vítima de documento contra as “heresias”
  • Estudiosos dizem que a correção de Francisco por 'heresia' é marcada pela hipocrisia e pela falta de signatários
  • ''Heresias'' do papa e seus acusadores: ultrapassando a seriedade e o bom gosto
  • “Correção filial” a Francisco é marcada por hipocrisia evidente e acusações risíveis
  • 'Amoris Laetitia', as ‘dubia’ e o Vaticano - temas de longa entrevista do Cardeal Müller
  • Quem e como foi liquidada a carta de correção enviada ao Papa Francisco sobre Amoris laetitia
  • Sobre a Amoris laetitia, sete manipulações contra o Papa
  • “Amoris laetitia"; o Papa explica qual é a interpretação correta
  • Se eu estiver errado, corrijam-me. As sete heresias da Amoris Laetitia
  • Amoris Laetitia e a ‘ética do possível’. Limites e possibilidades de um documento sobre ‘a família’, hoje. Revista IHU On-Line Nº. 483

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Casamento. Até que a Rota Romana os separe

    Casamentos declarados nulos pelo tribunal da Rota Romana, popularmente conhecido como "Sacra Rota", um privilégio só para ricos?[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados