26 Março 2026
"Não é possível fazer previsões sobre as celebrações da Semana Santa", declarou a Custódia da Terra Santa, insistindo que "o acesso à Basílica está restrito aos fiéis por razões de segurança", mas que "a oração continua incessantemente nos Lugares Santos".
A informação é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 23-03-2026.
Desde 1187, o Santo Sepulcro em Jerusalém permanece aberto aos fiéis de todo o mundo, que fazem peregrinações ao local mais importante da fé cristã. Nem guerras, nem invasões, nem a Covid conseguiram fechar as portas que, desde tempos imemoriais, são abertas e fechadas por duas famílias muçulmanas de Jerusalém. Até agora.
A série de ataques coordenados de Israel e dos EUA contra o Irã, e a resposta do regime do Aiatolá e do Hezbollah, que resultou em fragmentos de projéteis atingindo locais muito próximos aos Lugares Sagrados, levou ao fechamento da Igreja do Santo Sepulcro para peregrinos. Este templo é administrado por seis igrejas cristãs: Católica, Ortodoxa Grega, Ortodoxa Armênia, Ortodoxa Copta (ou Egípcia), Ortodoxa Síria e Ortodoxa Etíope. É também a sede do Patriarca Ortodoxo de Jerusalém e a catedral do Patriarcado Latino de Jerusalém.
Na semana passada, Israel ordenou o fechamento do templo, bem no meio da Quaresma e na véspera da Semana Santa, período em que, tradicionalmente, Jerusalém se torna o centro da História, com celebrações como a Via Sacra ao longo da Via Dolorosa, o caminho que relembra a paixão de Jesus até sua crucificação, no que se acredita ser o cenário real desses eventos.
Neste momento, a Custódia da Terra Santa emitiu uma declaração esclarecendo que "a comunidade de frades franciscanos presente no Santo Sepulcro nunca deixou de realizar, dia e noite, as celebrações, ritos, procissões diárias e orações litúrgicas programadas, conforme previsto no Status Quo".
"Mesmo nestes dias, embora o acesso à Basílica esteja restrito aos fiéis por razões de segurança, a oração continua sem cessar nos Lugares Santos", afirma a nota, reconhecendo que o templo está fechado a todos, exceto aos monges que lá residem.
"Nossa presença secular nos Lugares Santos da Redenção e a oração que ali se eleva diariamente são oferecidas em nome de toda a Igreja e para o bem de toda a humanidade", enfatiza a Custódia, destacando como, "em tempos particularmente dramáticos como os que estamos vivendo, essa presença visa tornar visível a fé, a esperança e a súplica de cada batizado, para que, desses Lugares Santos, continue a elevar uma oração pela paz e reconciliação entre os povos."
Haverá Semana Santa em Jerusalém? "Neste momento, não é possível fazer nenhuma previsão sobre as celebrações da Semana Santa", admite a Custódia da Terra Santa, que "permanece em constante diálogo com as autoridades competentes e com as outras Igrejas responsáveis pelo Santo Sepulcro".
"Assim que diretrizes claras sobre as celebrações estiverem disponíveis, comunicados oficiais serão emitidos pelos canais institucionais", conclui o comunicado, convidando "todos os fiéis a se unirem em oração pelo fim da guerra e da violência, e pela busca do diálogo, da diplomacia e de uma ação política responsável, pois esses são os únicos caminhos capazes de construir uma paz justa e duradoura".
Leia mais
- Israel dita o ritmo para Trump com uma escalada perigosa no Irã
- Israel intensifica presença militar no norte e avalia extensão do conflito com o Irã
- Israel castiga o Líbano: quase 400 mortos, entre eles 83 crianças, desde o início da guerra
- Arcebispo libanês: Inocentes estão 'pagando o preço' da guerra no Oriente Médio
- Os resultados da guerra com o Irã "podem ser piores" do que os do Iraque, afirma Mary Ellen O'Connell, professora da Faculdade de Direito de Notre Dame - EUA
- Contra a guerra injusta e injustificada com o Irã. Editorial da revista jesuíta America
- Irã depois da Venezuela: Com Trump, a democracia está morrendo. A esquerda precisa reconstruir sua visão. Artigo de Nicola Zingaretti
- Programa atômico do Irã foi criado pelos EUA que hoje lança “Fúria Épica” sobre o país
- Dez dias para desarmar o regime iraniano ou a guerra será sem fim. Artigo de Gianluca Di Feo
- O governo Trump está fazendo declarações contraditórias sobre seus planos de guerra contra o Irã
- A guerra não pode ser humanizada, tem que ser cancelada. Artigo de Leonardo Boff
- Por que não paramos de fazer guerras. Artigo de Leonardo Boff
- A Santa Sé, as guerras de Trump, a objeção de consciência. Artigo de Daniele Menozzi
- "Quando o princípio da soberania de uma nação é violado, podemos encontrar qualquer desculpa para declarar guerra". Entrevista com Blase Cupich, sobre o ataque ao Irã
- As guerras preventivas correm o risco de incendiar o mundo. Entrevista com Pietro Parolin
- Os EUA e a guerra. Artigo de Frei Betto
- Nunca tantas guerras
- "Uma guerra mundial pode começar mesmo que ninguém a queira". Entrevista com Florence Gaub
- Guerra inevitável: uma ideia perigosa. Artigo de Paolo Giordano
- Eis de volta a “guerra justa” de Michael Walzer
- Quando a guerra não é mais justa. As interpretações da Igreja durante a história. Artigo de Daniele Menozzi
- Oriente Médio: véspera da paz ou da guerra? Artigo de Riccardo Cristiano
- Israel mata famílias inteiras e deixa cidades desertas no Líbano: “Esta guerra é mais difícil”