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Poderia haver um conflito com Israel por causa da flotilha? O navio que a Espanha está enviando é um navio auxiliar sem capacidade de ataque

Foto: Burak Akbulut/Anadolu Ajansi

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26 Setembro 2025

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou nesta quarta-feira em Nova York que a Espanha decidiu enviar um navio da Marinha ao Mediterrâneo "caso seja necessário auxiliar a Flotilha [que se dirige a Gaza com ajuda humanitária para romper o bloqueio israelense] e realizar eventuais resgates", após os ataques de drones sofridos por este comboio de cerca de 50 embarcações que partiu de Barcelona e que inclui cerca de 500 pessoas.

A reportagem é de Raquel Ejerique, publicada por El Diario, 25-09-2025. 

O navio escolhido é o Furor, atracado no porto de Cartagena, cujas operações de navegação começaram nesta quinta-feira. A embarcação zarpou para seu objetivo na madrugada desta sexta-feira. Foi construído pela empresa espanhola Navantia em seu estaleiro em Ferrol e foi entregue à Marinha em janeiro de 2019. Embora tenha um canhão e duas metralhadoras — fabricados pela empresa israelense Rafael, uma das maiores fornecedoras de armas — este Navio de Ação Marítima (BAV) não é um navio ofensivo, pois sua tripulação não lhe permitiria enfrentar com segurança um ataque, seja de outro navio de guerra ou para abater drones, os dispositivos atualmente usados ​​para atacar navios da Flotilha Global Sumud.

 Também possui um drone movido a energia solar para fins de vigilância. De fato, esse tipo de embarcação é frequentemente utilizado para vigilância ou monitoramento em operações, por exemplo, relacionadas ao tráfico de drogas, ou para "proteção e apoio", "assistência médica", "resgates" e até mesmo "ajuda humanitária", segundo a própria Marinha. Mas "não é uma embarcação de combate", segundo fontes bem informadas. De fato, essas tarefas de assistência incluem o transporte de tropas, e foi utilizado na Páscoa passada para transportar legionários de Cartagena a Málaga para a procissão de Cristo da Boa Morte.

O barco — e os cerca de cinquenta tripulantes, incluindo pessoal médico — não entrarão em águas israelenses, o que exigiria permissão, mas acompanharão a flotilha de barcos pelo Mediterrâneo até águas internacionais, dada a possibilidade de que a segurança dos cidadãos espanhóis ou das outras 45 nacionalidades que viajam para Gaza possa ser comprometida.

Ao entrarem em águas israelenses, os membros da missão humanitária civil terão que continuar sozinhos. Eles também não serão acompanhados nessas águas pelas duas fragatas (muito maiores que a Furor) que a Itália enviou para ajudar seus cidadãos em caso de ataque ou incidente. Apesar desse apoio à flotilha, a Primeira-Ministra Giorgia Meloni tem sido muito dura com a iniciativa, denunciando o bloqueio à ajuda humanitária, acreditando que isso compromete a segurança e a geopolítica: "Tudo isso é desmedido, perigoso e irresponsável. Não há necessidade de arriscar a própria segurança entrando em uma zona de guerra para entregar ajuda a Gaza que o governo italiano poderia ter entregue em poucas horas", disse ela na Assembleia Geral das Nações Unidas na quarta-feira, ignorando o componente político da missão.

A possibilidade de um ataque

Especialistas e fontes militares consultados concordam que não se sabe o que Israel fará quando a flotilha se aproximar, mas também apontam que não é viável para Israel atacar diretamente o navio espanhol que acompanha a expedição, uma vez que um ataque a um navio de guerra é uma declaração de guerra entre Estados. O diretor-geral israelense de Relações Exteriores também minimizou essa possibilidade: "Entendemos pelas declarações de seus governos [Espanha e Itália] que esses navios se destinam a uma missão de resgate, se necessário. Temos quase certeza de que isso não será necessário, portanto, não vemos problema em ter navios por perto."

Mas e se Israel ou drones não identificados atacarem ou assediarem a Flotilha? O que o Furor deve fazer então ? "Em qualquer missão militar, e esta é uma delas, o comandante do navio tem um documento de Regras de Engajamento — conhecido como ROE, ou Regras de Engajamento — e elas lhe são entregues pela autoridade, neste caso o Chefe do Estado-Maior da Defesa (Jemad) ou o chefe de operações abaixo dele, sempre com a autoridade e o conhecimento do ministro e do Primeiro-Ministro", explica o Brigadeiro-General aposentado José Enrique Ayala.

Essas regras definem situações possíveis e explicam o que deve ser feito em cada uma delas. Nesse caso, quase certamente incluirão o que fazer se Israel atacar navios civis. "Certamente, embora não conheçamos essas instruções, elas serão para autodefesa; essas regras provavelmente incluem responder apenas se houver ataque direto", diz Ayala. Se a Flotilha for atacada, o certo é que o Furor intervirá para fornecer socorro e resgate, já que o governo, que não forneceu muitos detalhes sobre a operação, especificou que a missão é "proteger" civis. Mas existem outros cenários menos comuns e previsíveis. Por exemplo, o que acontece se houver um incidente acidental?

Se a frota continuar em direção a Gaza, o fará sozinha, e os tripulantes estrangeiros acabarão sendo detidos e deportados por Israel, como aconteceu na missão anterior. De qualquer forma, e com precedentes de ataques diretos de Netanyahu, inclusive contra um comboio humanitário pertencente à ONG do chef José Andrés, no qual sete trabalhadores humanitários morreram, é difícil prever se as tensões aumentarão e os limites do direito internacional e humanitário serão ultrapassados, e qual o papel dos navios espanhóis e italianos.

Embora o Ministério da Defesa não tenha respondido oficialmente às perguntas sobre os diferentes cenários possíveis, todas as fontes consultadas acreditam que não se espera um confronto entre países, mas sim que a Espanha, assim como a Itália, poderia auxiliar as tripulações da Flotilha e seus cidadãos caso sua segurança fosse comprometida. "Mas o mais improvável, senão impossível, é que a Espanha entre em conflito com Israel." Ou vice-versa. "A partir desse momento, poderíamos ter um ataque direto que envolveria a UE", afirma Jesús Núñez, codiretor do Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH) e oficial militar aposentado.

Navios da Flotilha foram atacados e assediados por drones pelo menos duas vezes desde que partiram de Barcelona em 28 de agosto. Um deles estava atracado em um porto da Tunísia , país que negou o ataque e atribuiu a culpa a uma ponta de cigarro, apesar de uma explosão ter sido vista nas imagens. Na terça-feira, a organização relatou "pelo menos 13 explosões" e o voo de "drones não identificados", bem como "interferência nas comunicações" durante sua viagem à Faixa Palestina no Mediterrâneo, razão pela qual a ex-prefeita de Barcelona, ​​Ada Colau, pediu apoio ao governo para evitar "mortes". Este segundo ataque motivou a mobilização dos navios italiano e espanhol.

Leia mais

  • Manter a esperança e organizar a raiva após o atentado à flotilha. Artigo de Juan Bordera
  • Se esta flotilha não chegar a Gaza, a próxima terá de ser preparada
  • A Flotilha denuncia um novo ataque de drones: "Estamos solicitando que os países da ONU forneçam escoltas"
  • Arquipélago Flotilha. Artigo de Niccolò Zancan
  • Greta Thunberg deixa o conselho da Flotilha, mas continua a missão. Barcos para Gaza
  • A Flotilha de Gaza alega que Israel usou bases em Malta e na Itália para atacar seus navios
  • Nota de solidariedade à flotilha rumo a Gaza
  • Flotilha Global Sumud: "Barco atingido por drone em águas tunisianas." Greta Thunberg também a bordo
  • Genocídio em Gaza: palestino que perdeu ao menos 56 familiares parou de contar os mortos
  • O ativista da flotilha Thiago Ávila está isolado em greve de fome e sede em uma prisão israelense
  • A flotilha Global Sumud parte de Gênova e Barcelona. Greta: "Uma resposta cívica à inércia governamental"
  • Gaza, o inferno da ajuda humanitária: tiros no ar para dispersar o caos humano que está sem comida há onze semanas
  • A flotilha de Greta Thunberg tem chance de chegar a Gaza?
  • “A luta do povo palestino é decisiva para a luta contra toda a opressão e exploração capitalista”. Entrevista especial com Bruno Gilga, a bordo da Flotilha Global Sumud
  • Brasileiros integram flotilha humanitária rumo a Gaza
  • Palestina, uma história milenar que o sionismo tenta apagar. Artigo de Francisco F. Ladeira

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