“Vínculo econômico com o Estado não ajuda a evangelização, pelo contrário, a deprime”, afirma Giuseppe Lorizio. O teólogo italiano ministra videoconferência no IHU nesta quinta-feira, 10-04-2025, às 10h
Confrontar o tema do poder com a palavra de Deus é uma das urgências a ser empreendida pela teologia atual. A tarefa é uma “tentativa de evitar os fundamentalismos teocráticos, que sempre levam à violência e negam o diálogo democrático”, diz Giuseppe Lorizio, professor de Teologia Fundamental da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, autor da proposta.
Uma fundamentação teológica inequívoca sobre o poder, sugere, encontra-se no evangelho de Marcos 12, 16-17: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Diante dos fundamentalismos políticos em voga no mundo de hoje, recomenda, “afastar a tentação messiânica destes acontecimentos humanos ou demasiado humanos é extremamente necessário para que tudo seja reconduzido ao terreno e ao político, com a consciência da secularidade e da autonomia das realidades terrenas que o Concílio Vaticano II nos deu”.
Giuseppe Lorizio (Foto: Pontifícia Universidade Lateranense)
A sugestão do teólogo insere-se na observância dos acontecimentos da conjuntura política internacional, em que a Palavra de Deus foi reivindicada pelo patriarca Kiril para legitimar a oposição de Putin ao Ocidente e a guerra na Ucrânia, e a evocação de Deus pelo então candidato à Casa Branca, Donald Trump, na campanha presidencial do ano passado. “No ambiente oriental e russo, isto exprime-se no sentido de uma ‘sinfonia’ mal interpretada na relação entre Igreja e Estado, entre fé e política, no sentido de subordinação da dimensão espiritual e eclesial à dimensão civil e política. No contexto americano, tanto quanto sei, é alimentado por posições fundamentalistas como as expressas, mesmo em termos políticos, por membros evangélicos”, pontua.
No início deste ano, Giuseppe Lorizio questionou qual cristianismo tem sido reivindicado nos Estados Unidos. A reflexão parte da análise da ação judicial de bispos católicos contra o governo Trump, em fevereiro, por causa da interrupção governamental dos fundos financeiros para auxiliar os refugiados no país. Na avaliação do teólogo, “o vínculo econômico com o Estado não ajuda a evangelização, pelo contrário, a deprime. A Igreja não deveria recriminar privilégios, mas simplesmente exigir que seja reconhecida sua função social, também em relação aos mais fracos”. Pera Lorizio, a decisão dos bispos de processarem o governo Trump “faz sentido”, mas “exige um afastamento radical e profético da ‘teologia da prosperidade’, que não tem nada a ver com o Evangelho”.
Esses assuntos, que estão na ordem do dia, indicam os inúmeros desafios lançados à teologia e ao fazer teológico em meio às tensões mundiais e aos conflitos políticos e econômicos em curso, e estão no centro do “Ciclo de Estudos Mudança de época e fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas”, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU neste semestre. Giuseppe Lorizio é o próximo conferencista do evento. Nesta quinta-feira, 10-04-2025, o teólogo ministra a videoconferência “Fazer teologia em face aos fundamentalismos contemporâneos. Desafios, tarefas, perspectivas”, às 10h. A palestra será transmitida na página eletrônica do IHU, no Canal do YouTube e nas redes sociais.
Giuseppe Lorizio especializou-se em Teologia Fundamental em 1980 na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde completou seus estudos teológicos, obtendo, em 1988, o doutorado com um trabalho sobre a Teodiceia de Antonio Rosmini, que lhe rendeu o prêmio "Emilio Chiocchetti" do Instituto Trentino de Cultura. É licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense. Foi vice-diretor da revista Rassegna di Teologia. Atualmente é professor de Teologia Fundamental na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense. Ele também lecionou no Instituto Superior de Ciências Religiosas "Ecclesia Mater", onde foi reitor de 2003 a 2010. De 2001 a 2013, dirigiu a área de pesquisa internacional sobre problemas de teologia fundamental em perspectiva ecumênica na Pontifícia Universidade Lateranense.
Quando: Quinta-feira, 10-04-2025
Onde: Transmissão na página eletrônica do IHU, Canal do YouTube e redes sociais
Horário: 10h
Certificados: A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.
No dia 29-04-2025, o Prof. Dr. Geraldo De Mori, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, abordará o tema da transdisciplinaridade, na palestra “Fazer teologia hoje. Desafios e possibilidades da transdisciplinaridade”, às 10h.
Videoconferência: Fazer teologia hoje. A transição da sociedade da honra para a sociedade da dignidade
Palestrante: Prof. Dr. Andrea Grillo, do Pontificio Ateneo Sant'Anselmo, Itália
Quando: 13-05-2025, às 10h
Videoconferência: Desafios e perspectivas para uma teologia contextual
Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Aquino Júnior, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Quando: 10-07-2025, às 10h
Videoconferência: Uma teologia fundamentalmente contextual: os contextos e as pessoas importam
Palestrante: Profa. Dra. Margit Eckholt, da Universität Osnabrück, Alemanha
Quando: 15-07-2025, às 10h
Videoconferência: Reconsiderações do masculino e do feminino na teologia contemporânea. Tarefas e perspectivas
Palestrante: Profa. Dra. Kochurani Abraham, da Indian Theological Association (ITA), Índia
Quando: 22-07-2025, às 10h
As videoconferências serão transmitidas na página eletrônica do IHU, Canal do YouTube e redes sociais. A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.
A programação dos demais eventos promovidos pelo IHU neste semestre está disponível aqui.
Inscreva-se no ciclo de estudos aqui