• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Fazendeiros ameaçam assentados da reforma agrária e servidores do Incra em Mato Grosso

Foto: Canva

Mais Lidos

  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS
  • O Dia dos Mortos do México celebra a vida em “outra dimensão”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

06 Agosto 2024

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra conduz, desde 23 de julho, a reintegração de posse de seis lotes de terras ocupados ilegalmente por fazendeiros no Projeto de Assentamento Tapurah/Itanhangá, um dos maiores da América Latina, em área dos municípios de mesmo nome, a 429 km de Cuiabá.

Fazendeiros de soja e pecuaristas se reuniram em praça pública em Itanhangá (MT), para discutir como impedir a retomada na região – que tem 115 mil hectares divididos em mais de mil lotes. Dias depois, homens armados ameaçaram famílias e servidores do Incra que trabalhavam na reintegração. Os invasores montaram barreiras na entrada do assentamento para bloquear o acesso e dificultar a retomada.

A reportagem é de Caio de Freitas, publicado por Agência Pública, 05-08-2024.

A ofensiva dos fazendeiros também incluiu pedidos judiciais para frear a reintegração. O desembargador João Carlos Mayer Soares, da 6ª Turma do Tribunal Federal Regional da 1ª Região - TRF-1, concedeu uma liminar proibindo a retomada de parte dos lotes reclamados pelo Incra, sem impedir a reintegração de parte dos lotes. 

A gravidade da situação fez com que a Defensoria Pública da União - DPU e o Ministério Público Federal - MPF pedissem reforço policial contínuo durante a reintegração, dado o risco de conflitos. Segundo os órgãos, o governo Mauro Mendes (União) “adotou uma controversa política de ‘tolerância zero’ a invasões e ocupações”, tornando “indispensável que o mesmo vigor protetivo seja observado em favor das famílias assentadas”.

De acordo com a Procuradoria Federal Especializada do Incra, há autorização judicial para retomada de outros 136 lotes na área – dominada por lavouras de soja, com poucos resquícios da vegetação originária desse ponto do Cerrado.

Mapa: Incra 

Crimes na região estão no radar há mais de dez anos

Em 2014, o MPF e a Polícia Federal - PF deflagraram a operação Terra Prometida, revelando um esquema milionário de invasão de fazendeiros nas terras públicas da área do Projeto de Assentamento Tapurah/Itanhangá. Em 2016, a operação Theatrum aprofundou o caso, identificando o envolvimento de servidores públicos no esquema, com fraudes documentais em processos do Incra.

Há pelo menos 80 inquéritos policiais sobre a exploração ilegal de terras no assentamento por crimes como associação criminosa armada, desmatamento, extração ilegal de madeira, estelionato, corrupção ativa e passiva, além de ameaças.

“Estamos retomando apenas lotes controlados por grandes fazendeiros. Investigações da PF já identificaram tais lotes, bem como ‘laranjas’ e concentradores [de terras] relacionados às invasões, pois há latifundiários dentro do assentamento”, disse à Agência Pública a diretora da Câmara de Conciliação Agrária - CCA do Incra, Maíra Coraci Diniz, que acompanhou in loco o início da reintegração.

A Pública apurou que os seis lotes retomados não eram habitados por nenhum dos invasores, que usavam as áreas apenas para o cultivo de soja. Com as terras novamente sob controle do governo federal, as áreas serão divididas em lotes de 25 a 30 hectares cada um, a serem passados a 15 famílias de agricultores sem-terra – que terão acesso a crédito agrícola para restauro e manejo rural na área.

A região em questão se tornou um dos polos do agronegócio no centro-norte de Mato Grosso ao longo dos últimos 20 anos. Desde a criação do Projeto de Assentamento Tapurah/Itanhangá, em 1996, houve a venda ilegal de mais de mil lotes na área, segundo a PF, além da invasão de fazendeiros e grileiros. 

Até setembro de 2023, o Incra contabilizava pelo menos 82 ações judiciais para retomada de 244 lotes dentro do assentamento, dos quais já havia autorização para retomar 142 deles.

Prefeito deu “dica” a fazendeiros: “Cada um ‘em cima’ do seu sítio”

Meses antes da retomada, o atual prefeito de Itanhangá, Edu Laudi Pascoski (PL), alertou os fazendeiros da região sobre o avanço do Incra na retomada do Projeto de Assentamento Tapurah/Itanhangá. Somada à manifestação da Associação Mato-grossense de Municípios -AMM, na qual Pascoski ocupa uma das vice-presidências, a fala foi vista pelo Incra como prova da resistência do poder local às decisões judiciais contra os invasores.

Em áudio gravado meses antes do início da reintegração, obtido pela Pública, o prefeito de Itanhangá relatou que um “coronel da polícia de Mato Grosso” estaria visitando os lotes que o Incra reclama na Justiça, para identificar as áreas “vazias”.

Pascoski disse ainda: “Tem que avisar os ‘caras’ pra cada um estar ‘em cima’ do seu sítio, pro coronel saber que tem gente lá e fazer o documento [dizendo] que [o lote de terras] tem proprietário, que cada um tá trabalhando no seu. […] Não é retomada nem nada, é um ‘estudo’ para saber se tem produção no sítio, se o ‘cara’ tá em cima. Porque se tá vazio, se ninguém aparecer, aí ele vai colocar que está vazio, abandonado, e aí vai ser mais fácil pra Força Nacional vir com o Incra e retomar”.

A Pública entrou em contato com a prefeitura de Itanhangá, para saber o que ela tem feito para auxiliar a reintegração de posse, além dos motivos por trás do áudio enviado pelo prefeito a fazendeiros da região, mas não houve retorno.

 

Leia mais

  • Trabalhadores sem terra são ameaçados em assentamento invadido pela soja no MT
  • Reforma Agrária: Como o golpe sufocou os camponeses. Artigo de Jean Marc von der Weid
  • Reforma Agrária, futuro inescapável. Artigo de Jean Marc von der Weid
  • “O governo não está fazendo nada na reforma agrária. É uma vergonha”. Entrevista com João Pedro Stédile
  • 50 anos do 25 de abril: reforma agrária. Artigo de Demétrio E. Brisset
  • Quando a mercantilização da terra é priorizada em detrimento da reforma agrária. Artigo de Julianna Malerba e Paula Máximo
  • Sem reforma agrária, violência no campo bate recorde com governo Lula, diz CPT
  • Lavoura destinada à alimentação direta perde espaço para commodities
  • MST, 40 anos. O que mudou na luta pela terra
  • Nova diretoria da Aprosoja tem infrator ambiental e acusados de golpismo
  • Ameaçado, casal resiste à milícia de madeireiros na Amazônia
  • A Rainha da Selva: Soja destrói a Amazônia e “chantageia o país”

Notícias relacionadas

  • A prática do sacrifício, hoje, é a prática da barbárie. Entrevista especial com Xabier Etxeberria Mauleon

    LER MAIS
  • O grito de Jesus na cruz e seus ecos na contemporaneidade. Entrevista especial com Francine Bigaouette

    LER MAIS
  • Defensoria diz que Rio passou por "limpeza" de moradores de rua do centro

    As denúncias de constrangimentos e violência contra moradores de rua na região do centro do Rio de Janeiro cresceram 60% nos me[...]

    LER MAIS
  • Olimpíadas: estado de exceção estabelece censura e outras violências

    "Muito além da proibição do #ForaTemer, Jogos Olímpicos reforçam uma série de violações de direitos". O comentário é de[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados