“Libertar os corações do ódio”. Papa Francisco encontra-se com os jesuítas da ‘Região Russa’

Um momento do encontro do Papa Francisco com os Jesuítas da Região Russa. (Foto: Antonio Spadaro | La Civiltà Cattolica)

29 Setembro 2022

 

Na quinta-feira, 15 de setembro de 2022, às 8h45min, o Papa Francisco, durante sua viagem apostólica ao Cazaquistão, encontrou 19 jesuítas que trabalham na chamada “Região Russa” da Companhia de Jesus.

 

Depois de entrar na sala com as cadeiras dispostas em círculo, o superior da Região, Pe. Bogusław Steczek, apresentou as atividades jesuítas na região com estas palavras:

 

"Santo Padre, somos seus confrades da Região Russa da Companhia de Jesus, trabalhamos em três países: Rússia, Bielorrússia e Quirguistão. Somos trinta de 11 países. Na Bielorrússia vivemos onde a Companhia sobreviveu à sua supressão no século XVIII. Esses jesuítas deram uma grande contribuição para o renascimento da Companhia em 1814. Trabalhamos na cidade de Vitebsk, onde temos uma paróquia. O bispo consagrou recentemente uma igreja dedicada a Santo Inácio. Na Rússia estamos em Moscou, onde temos um instituto de ensino superior com o nome de São Tomás. A edição russa de "La Civiltà Cattolica" também é publicada. O superior e diretor do Instituto é também secretário geral da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia.

 

Estamos engajados no cuidado pastoral em Moscou, mas também fora da cidade, chegando até a uma paróquia que fica a 1.500 km de distância. Também trabalhamos em Kirov, que fica a 1.000 km, em direção aos Urais. Recentemente, dois jesuítas, um chileno e um polonês, chegaram ao seminário maior de São Petersburgo. Na Sibéria estamos em Novosibirsk, onde o bispo é Joseph Wert, nosso irmão, nomeado há 31 anos por João Paulo II como bispo de toda a Sibéria. Também temos ali um centro cultural e espiritual, que batizamos de "Inigo". Desde 1993 somos responsáveis por um programa especial de pré-seminário para preparar os candidatos ao seminário maior de São Petersburgo.

 

Estamos também em Tomsk, uma cidade universitária, onde temos uma paróquia muito dinâmica e animada e uma escola católica, a única em toda a Rússia. Também aceitamos uma paróquia em Novokuznietsk, onde trabalhamos com católicos latinos e católicos gregos.

 

Também trabalhamos no Quirguistão. O administrador apostólico é o Pe. Antônio Corcoran. Ele gostaria de construir uma nova catedral perto do centro da cidade, por isso trouxe aqui a primeira pedra - que pesa 30 kg - para você abençoar. Na capital, Bishkek, somos responsáveis pela pastoral, mas também pela Caritas. Em particular, ajudamos os pobres e as crianças, sem distinção de religião. Também trabalhamos no sul do país, em Djalal-Abad e em Osh, a segunda maior cidade do Quirguistão.

 

Acho que enumerei todas as nossas atividades. Em suma, estamos trabalhando nas fronteiras geográficas, culturais e religiosas. Por isso, para avançarmos com coragem, pedimos a sua bênção apostólica".

 

Um momento do encontro do Papa Francisco com os Jesuítas da Região Russa. (Foto: Antonio Spadaro | La Civiltà Cattolica)

 

A reportagem é de Antonio Spadaro, publicada por La Civiltà Cattolica, 01-10-2022.

 

O Papa então introduz a conversa.

 

Muito obrigado por me visitar. Estes encontros com os jesuítas são agora um hábito durante as minhas viagens. Façam perguntas e até comentários, como quiser. Vamos aproveitar nosso tempo juntos!

 

Santo Padre, como vai? Como o senhor se sente? Como está sua saúde?

 

A saúde é boa. Tenho um problema na perna que me atrapalha, mas a minha saúde em geral está boa: a física, mas... também a mental!

 

Como você vê a situação geopolítica que estamos vivendo?

 

Há uma guerra acontecendo e acho um erro pensar que é um filme de cowboy onde há bons e maus. E também é um erro pensar que esta é uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia e pronto. Não: esta é uma guerra mundial.

 

Mas, na sua opinião, quais são as causas do que estamos vivenciando?

 

Aqui a vítima deste conflito é a Ucrânia. Pretendo pensar por que essa guerra não foi evitada. E a guerra é como o casamento, de certa forma. Para entender, precisamos investigar a dinâmica que desenvolveu o conflito. Existem fatores internacionais que contribuíram para causar a guerra. Já mencionei que um chefe de Estado, em dezembro do ano passado, veio me dizer que estava muito preocupado porque a OTAN tinha latido às portas da Rússia sem entender que os russos são imperiais e temem a insegurança nas fronteiras. Ele expressou medo de que isso provocasse uma guerra, e ela estourou dois meses depois.

 

Portanto, não se pode ser simplista no raciocínio sobre as causas do conflito. Vejo o imperialismo em conflito. E, quando se sentem ameaçados e em declínio, os imperialismos reagem pensando que a solução é fazer uma guerra para se compensar, e também vender e testar armas. Alguns dizem, por exemplo, que a Guerra Civil Espanhola foi feita para preparar a Segunda Guerra Mundial. Não sei se é realmente assim, mas pode ser. Não duvido, porém, que já estejamos vivendo a Terceira Guerra Mundial. Em um século vimos três: uma entre 1914 e 1918, outra entre 1939 e 1945, e agora vivemos isso.

 

Desde fevereiro temos nos esforçado para libertar os corações do ódio. Para nós, este é um compromisso pastoral prioritário. Dizemos às pessoas que odiar alguém não é cristão. Mas a divisão é um fardo que carregamos sobre nós. Todos os dias rezamos o terço pela paz.

 

É isso que precisa ser feito: libertar os corações do ódio. Desde o primeiro dia da guerra até ontem, tenho falado constantemente sobre este conflito, referindo-me ao sofrimento da Ucrânia. No dia da independência do país, havia uma bandeira na Praça São Pedro, e eu mesmo falei sobre isso, claro. Depois de falar sobre a Ucrânia, pensei em dizer uma palavra ao sofrimento dos dois povos, o ucraniano e o russo. Porque nas guerras é o povo que sofre, o povo. Os pobres pagam, como sempre. E isso gera ódio.

 

Quem faz a guerra esquece a humanidade e não olha para a vida concreta das pessoas, mas coloca diante de tudo os interesses da parte e do poder. Pessoas comuns em todos os conflitos são as verdadeiras vítimas, que pagam as loucuras da guerra em sua própria pele. Então eu também me referi àquela garota que foi assassinada. Neste ponto, tudo o que eu havia dito até então foi esquecido e a atenção foi dada apenas a essa referência. Mas eu entendo a reação das pessoas, porque elas estão sofrendo muito.

 

Quero lembrá-los que no dia seguinte ao início da guerra fui à Embaixada da Rússia. Foi um gesto inusitado: o Papa nunca vai à Embaixada. Ele recebe os embaixadores pessoalmente apenas quando apresentam suas credenciais e, ao final da missão, em uma visita de despedida. Disse ao embaixador que gostaria de falar com o presidente Putin desde que ele me abrisse uma pequena janela de diálogo.

 

Também me encontrei com o embaixador ucraniano e falei duas vezes com o presidente Zelensky ao telefone. Enviei à Ucrânia os cardeais Czerny e Krajewski, que levaram a solidariedade do Papa. O secretário para as relações com os Estados, D. Gallagher, foi fazer uma visita. A presença da Santa Sé na Ucrânia tem o valor de trazer ajuda e apoio. É uma forma de expressar uma presença. Eu também tinha em mente que eu poderia ir. Parece-me que a vontade de Deus não é partir neste exato momento; vamos ver mais tarde, no entanto.

 

Alguns enviados ucranianos vieram até mim. Entre estes estava o vice-reitor da Universidade Católica da Ucrânia, acompanhado pelo presidente conselheiro para assuntos religiosos, um evangélico. Conversamos, discutimos. Também veio um líder militar que trata da troca de prisioneiros, sempre com o conselheiro religioso do presidente Zelensky. Desta vez eles me trouxeram uma lista de mais de 300 prisioneiros. Eles me pediram para fazer algo para negociar. Liguei imediatamente para o embaixador russo para ver se algo poderia ser feito, se uma troca de prisioneiros poderia ser acelerada.

 

Quando um bispo católico ucraniano veio me visitar, entreguei a ele um pacote com minhas declarações sobre o assunto. Chamei a invasão da Ucrânia de uma agressão inaceitável, repulsiva, sem sentido, bárbara, sacrílega… Leia todas as declarações! A assessoria de imprensa os recolheu. Mas gostaria de lhe dizer que não me importa que defendam o Papa, mas que as pessoas se sintam acariciadas por vocês que são irmãos do Papa.

 

Santo Padre, estou convencido de que o senhor desempenhará um papel se e quando houver paz. E será uma forte contribuição. Veja, somos um grupo de jesuítas de diferentes países. Que passos você, como jesuíta, nos aconselha a tomar? O que você nos pede? O que podemos fazer?

 

Para mim, a coisa a fazer é mostrar proximidade. Esta é a palavra-chave: estar perto, ajudar as pessoas que sofrem. O povo deve sentir que seu bispo, seu pároco, a Igreja estão próximos. Este é o estilo de Deus, que lemos em Deuteronômio: "Que grande nação tem os deuses tão perto de si, como o Senhor, nosso Deus, está perto de nós cada vez que o invocamos?". O estilo de Deus é a proximidade.

 

Você como provincial da Argentina viveu sob uma ditadura. Qual foi a sua experiência lá?

 

Governos ditatoriais são cruéis. Sempre há crueldade na ditadura. Na Argentina, eles pegavam pessoas, as colocavam em um avião e depois as jogavam no mar. Quantos políticos eu conheci que foram presos e torturados! Nessas situações, perdem-se direitos, mas também a sensibilidade humana. Eu senti isso naquele momento. Muitas vezes também ouvi bons católicos dizerem: "Esses comunistas merecem! Eles estão procurando por isso!". É terrível quando a ideia política ultrapassa os valores religiosos. Na Argentina foram as mães que iniciaram um movimento para lutar contra a ditadura e procurar seus filhos. São as mães que foram corajosas na Argentina.

 

Uma pergunta e um pedido: o que o senhor leva no coração? O que está em sua oração particular? E o pedido é para os alunos do seminário: um conselho, uma mensagem...

 

Eu começo com o segundo. Meu pedido para os seminaristas: que sejam jovens normais, normais. Um dos problemas de alguns seminários é que você não recebe pessoas comuns. Esteja atento a estranhas expressões religiosas ou humanas. Digo aos seminaristas: sejam normais também na oração. Ore como um filho para o pai. É a normalidade dizer a seriedade.

 

O que carrego no coração e na oração?, você me pergunta. A oração, aquela que me vem espontaneamente, é sempre a invocação: "Olha o teu povo, Senhor!". É esta a oração que me vem. É uma coisa muito simples. A intercessão está batendo no coração do Senhor. É a oração de intercessão. E não esqueçamos que a parrhesia é necessária na oração, clareza, coragem. O modelo é o de Abraão, quando reza: "Não te irrites meu Senhor, se...", e depois faz o seu pedido com insistência. Devemos rezar pulsando com Deus, como dizemos em espanhol. É uma oração corajosa, face a face. Não tanto para buscar consolo, que também deve ser buscado, sim. Mas sobretudo pedir, pedir, pedir... Pensamos que a parrhesia é apenas uma virtude da ação, mas não, é também uma virtude da oração.

 

Se você olhar para a situação da Companhia de Jesus, o que lhe dá consolo e que inquietação?

 

Recentemente, participei de um encontro na Cúria Geral com irmãos jesuítas de todo o mundo. Eram cerca de quarenta. Ouvi-los realmente me consolava. Dá-me consolo quando um jesuíta reza e confia no Senhor. Acredito que o nível da Companhia é bom nesse aspecto. Por outro lado, não me dá consolo quando vejo um jesuíta que é mais "especialista" neste ou no outro assunto do que sendo um jesuíta. Há uma coisa anterior à especialização: é a pertença afetiva à Companhia.

 

Só quero acrescentar, Santo Padre, entre as consolações deste ano, um russo foi ordenado sacerdote e temos um noviço russo, e há dois meses chegaram ao Quirguistão dois jesuítas vindos do Vietnã, um professor de sociologia e um escolástico em treinamento. Temos um irmão jesuíta que mora lá no Quirguistão e trabalha com o administrador apostólico, Pe. Carcoran. A do Quirguistão é uma Igreja muito pequena. Todos os católicos poderiam estar dentro desta sala! Um pai de família recomendou que eu lhe dissesse que também há católicos no Quirguistão. Para nós o apoio da Santa Sé é muito importante e, portanto, o apoio da Nunciatura também é importante.

 

É verdade: a Nunciatura é a longa manus da Santa Sé para ajudar as Igrejas locais, especialmente as menores. Mas agora vou lhe fazer uma pergunta: como você vê o Vaticano da periferia?

 

Às vezes está tão longe que a gente esquece! Em vez disso, sendo um grupo tão pequeno, é muito importante para nós pertencermos à Igreja universal. Assim também as pessoas percebem que não somos uma seita muito pequena, mas parte da Igreja universal. Às vezes dói quando a gente tem a impressão de que os representantes da Igreja estão pouco preocupados com a vida da Igreja em um país pequeno. Às vezes, até os governos perguntam por que a Igreja dá tão pouca atenção à nossa situação.

 

Você está certo! Então é importante nesta situação gritar, para ser ouvido! Por favor, façam se ouvir! A Igreja no centro está ocupada com muitas coisas diárias e pode ser tentada a esquecer ou não prestar a devida atenção. Mas se o bebê chora, chora, chora... no final, a mãe dá o leite! A Igreja precisa que todas as vozes sejam ouvidas, que se expressem e que o façam inclusive... em dialeto!

 

Nossos irmãos ortodoxos me recomendaram dizer ao Papa que são muito gratos ao senhor porque está com pessoas simples e necessitadas. Colaboramos com nossos irmãos ortodoxos no campo da deficiência. Eles me pediram para dizer que são muito gratos.

 

Sou muito grato a eles. Acredito que há um movimento de aproximação gradual entre católicos e ortodoxos. E eu acho isso muito importante. Devemos trabalhar juntos, orar uns pelos outros, superar as suspeitas. Ainda ontem, no Congresso de Líderes Religiosos, recebi quatro bispos ortodoxos russos. Vejo que ainda há uma preocupação com o uniatismo. Mas eu respondi que essa palavra já está esquecida. Eles têm medo de que "seremos a sogra", que o uniatismo volte. Eles têm esse fantasma. Eles precisam ser tranquilizados, e isso ajuda.

 

Padre, o que sentiu quando o escolheram como Papa?

 

Que, ao aceitar, fiz o quarto voto de obediência.

 


 

A reunião chega ao fim. O superior da Região pede ao Papa que abençoe a grande pedra que será a primeira para a construção da catedral no Quirguistão. Ela contém outra pedra que vem de Cafarnaum. A igreja será dedicada ao Bom Pastor. Francisco a toca e a abençoa. Em seguida, o superior apresenta alguns outros pequenos presentes, dizendo que são pequenos e pobres.

 

O Papa comenta:

 

Guardem a pobreza! Quando não há pobreza, então todos os males entram! A pobreza deve ser salvaguardada.

 

Em seguida, foi-lhe entregue um álbum fotográfico das obras da Região. Em seguida, um anjo de palha típico da Bielorrússia e, finalmente, um cocar do Quirguistão. Depois de uma Ave Maria e da bênção, uma foto foi tirada com todos. Antes de partir, o Papa cumprimentou os jesuítas presentes um a um.

 

Leia mais