Mudança climática aumenta a insegurança alimentar e a pobreza na África

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Outubro 2021

 

Mudanças nos padrões de precipitação, aumento das temperaturas e condições climáticas mais extremas contribuíram para o aumento da insegurança alimentar, pobreza e deslocamento na África em 2020, agravando a crise socioeconômica e de saúde desencadeada pela pandemia COVID-19, de acordo com a um novo relatório multi-agência coordenado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO).

 

A reportagem é publicada por Organização Meteorológica Mundial (WMO), 20-10-2021.

 

O relatório Estado do Clima na África 2020 fornece um instantâneo das tendências e impactos das mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar e o derretimento das icônicas geleiras do continente. Ele destaca a vulnerabilidade desproporcional da África e mostra como os benefícios potenciais dos investimentos em adaptação ao clima, serviços climáticos e meteorológicos e sistemas de alerta precoce superam em muito os custos.

 

Anomalias da temperatura média do ar terrestre em °C em relação à média de longo prazo de 1981-2010 para a África (WMO Regional Association I) com base em seis conjuntos de dados de temperatura.
Fonte: Met Office, Reino Unido. (Foto: WMO)

 

"Durante 2020, os indicadores climáticos na África foram caracterizados pelo aquecimento contínuo das temperaturas, aumento acelerado do nível do mar, condições meteorológicas extremas e eventos climáticos, como inundações, deslizamentos de terra e secas, e impactos devastadores associados. O rápido encolhimento das últimas geleiras remanescentes em A África oriental, que se espera derreter inteiramente em um futuro próximo, sinaliza a ameaça de uma mudança iminente e irreversível para o sistema terrestre", disse o Secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas, em um prefácio.

“Junto com a recuperação do COVID-19, o aumento da resiliência climática é uma necessidade urgente e contínua. Os investimentos são particularmente necessários no desenvolvimento de capacidades e transferência de tecnologia, bem como no aprimoramento dos sistemas de alerta precoce dos países, incluindo sistemas de observação do tempo, água e clima”, disse o Prof Taalas.

O relatório é um produto colaborativo da OMM, da Comissão da União Africana, da Comissão Econômica para a África (ECA) através do Centro de Política Climática da África (ACPC), organizações científicas regionais e internacionais e agências das Nações Unidas. É acompanhado por um mapa da história que destaca as mensagens principais.

Ele está sendo lançado em 19 de outubro durante o Congresso Meteorológico Mundial Extraordinário e antes das negociações da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP26. Soma-se às evidências científicas sobre a urgência de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, aumentar o nível de ambição climática e aumentar o financiamento para adaptação.

"A África está testemunhando um aumento da variabilidade do tempo e do clima, o que leva a desastres e perturbações dos sistemas econômicos, ecológicos e sociais. Em 2030, estima-se que até 118 milhões de pessoas extremamente pobres (ou seja, vivendo com menos de US $ 1,90 / dia) estarão expostas à seca, inundações e calor extremo na África, se medidas de resposta adequadas não forem postas em prática. Isto sobrecarregará os esforços de redução da pobreza e dificultará significativamente o crescimento da prosperidade", disse SE Josefa Leonel Correia Sacko, Comissária para a Economia Rural e Agricultura da Comissão da União Africana.

"Na África Subsaariana, as mudanças climáticas podem reduzir ainda mais o produto interno bruto (PIB) em até 3% até 2050. Isso representa um sério desafio para a adaptação ao clima e ações de resiliência, porque não apenas as condições físicas estão piorando, mas também o número de pessoas sendo afetadas está aumentando", disse ela no prefácio.

 

Anomalias absolutas de precipitação para 2020 em relação ao período de referência 1981-2010. As áreas azuis indicam precipitação acima da média, enquanto as áreas marrons indicam precipitação abaixo da média.
Fonte: Global Precipitation Climatology Center (GPCC), Deutscher Wetterdienst, Alemanha (Foto: WMO)

 

Destaques

 

Temperaturas: A tendência de aquecimento de 30 anos para 1991–2020 foi maior do que para o período de 1961–1990 em todas as sub-regiões africanas e significativamente maior do que a tendência para 1931–1960. A África aqueceu mais rápido do que a temperatura média global na terra e no oceano combinados. 2020 classificado entre o terceiro e o oitavo ano mais quente registrado para a África, dependendo do conjunto de dados usado.

 

Aumento do nível do mar: As taxas de elevação do nível do mar ao longo das costas tropicais e do Atlântico Sul e do Oceano Índico são mais altas do que a taxa média global, em aproximadamente 3,6 mm / ano e 4,1 mm / ano, respectivamente. Os níveis do mar ao longo da costa do Mediterrâneo estão subindo a uma taxa que é aproximadamente 2,9 mm / ano inferior à média global.

 

Geleiras: Atualmente, apenas três montanhas na África são cobertas por geleiras – o maciço do Monte Quênia (Quênia), as Montanhas Rwenzori (Uganda) e o Monte Kilimanjaro (República Unida da Tanzânia). Embora essas geleiras sejam muito pequenas para atuar como reservatórios de água significativos, elas são de eminente importância turística e científica. Suas taxas de retirada atuais são mais altas do que a média global. Se isso continuar, levará ao degelo total por volta de 2040. O Monte Quênia deverá ser degelado uma década antes, o que o tornará uma das primeiras cadeias de montanhas inteiras a perder geleiras devido à mudança climática induzida pelo homem.

 

Precipitação: precipitação acima do normal – acompanhada por inundações – predominou no Sahel, no Vale do Rift, na bacia hidrográfica central do Nilo e no nordeste da África, na bacia do Kalahari e no curso inferior do rio Congo.

Condições de seca prevaleceram na costa norte do Golfo da Guiné e no noroeste da África e ao longo da parte sudeste do continente. A seca em Madagascar desencadeou uma crise humanitária.

 

Eventos de alto impacto: Houve inundações extensas em muitas partes da África Oriental. Os países que relataram perda de vidas ou deslocamento significativo de populações incluem Sudão, Sudão do Sul, Etiópia, Somália, Quênia, Uganda, Chade, Nigéria (que também experimentou seca na parte sul), Níger, Benin, Togo, Senegal, Côte d’ Ivoire, Camarões e Burkina Faso. Muitos lagos e rios atingiram níveis recordes, incluindo o Lago Vitória (em maio) e o Rio Níger em Niamey e o Nilo Azul em Cartum (em setembro).

 

Insegurança alimentar: Os efeitos combinados de conflitos prolongados, instabilidade política, variabilidade climática, surtos de pragas e crises econômicas, exacerbados pelos impactos da pandemia da doença coronavírus (COVID-19), foram os principais motores de um aumento significativo na insegurança alimentar. Uma invasão de gafanhotos do deserto de proporções históricas, que começou em 2019, continuou a ter um grande impacto no Leste e no Chifre da África em 2020.

A insegurança alimentar aumenta em 5–20 pontos percentuais com cada enchente ou seca na África Subsaariana. A deterioração associada na saúde e na frequência escolar das crianças pode piorar a renda a longo prazo e as desigualdades de gênero. Em 2020, houve um aumento de quase 40% da população afetada pela insegurança alimentar em comparação com o ano anterior.

 

Deslocamento: Estima-se que 12% de todos os novos deslocamentos populacionais em todo o mundo ocorreram na região do Leste e do Chifre da África, com mais de 1,2 milhão de novos deslocamentos relacionados a desastres e quase 500.000 novos deslocados relacionados a conflitos. Inundações e tempestades foram as que mais contribuíram para o deslocamento interno relacionado a desastres, seguidos por secas.

 

Investimentos: Na África Subsaariana, os custos de adaptação são estimados em US $ 30–50 bilhões (2–3% do produto interno bruto (PIB) regional) a cada ano durante a próxima década, para evitar custos ainda maiores de alívio adicional em desastres. O desenvolvimento resiliente ao clima na África requer investimentos em infraestrutura hidrometeorológica e sistemas de alerta precoce para se preparar para a escalada de eventos perigosos de alto impacto.

 

Avisos prévios: pesquisas domiciliares do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Etiópia, Malaui, Mali, Níger e República Unida da Tanzânia constataram, entre outros fatores, que a ampliação do acesso a sistemas de alerta precoce e a informações sobre preços de alimentos e clima ( mesmo com mensagens de texto ou de voz simples para informar os agricultores sobre quando plantar, irrigar ou fertilizar, permitindo uma agricultura inteligente para o clima) tem o potencial de reduzir a chance de insegurança alimentar em 30 pontos percentuais.

 

Adaptação: A rápida implementação de estratégias de adaptação africanas estimulará o desenvolvimento econômico e gerará mais empregos em apoio à recuperação econômica da pandemia COVID-19. Prosseguir com as prioridades comuns identificadas pelo Plano de Ação de Recuperação Verde da União Africana facilitaria a realização da recuperação sustentável e verde do continente da pandemia, ao mesmo tempo que possibilitaria uma ação climática eficaz.

 

Riscos de maior preocupação para a Região Africana.
Fonte: Análise da OMM das contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) de 53 países na África (Foto: WMO)

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudança climática aumenta a insegurança alimentar e a pobreza na África - Instituto Humanitas Unisinos - IHU