Reaprendamos a escutar: o convite de Francisco

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa Franciso, mais uma vez, surpreende. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Movimentos no pós-pandemia. Artigo de Raúl Zibechi

    LER MAIS
  • “Não podemos mais ignorar o debate sobre a redução da jornada de trabalho porque funciona para muitas empresas”. Entrevista com Pedro Gomes

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


01 Outubro 2021

 

Foi divulgado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais que será celebrado em 2022. Segundo o papa, a busca da verdade começa pela escuta. Assim como o testemunho por meio das mídias.

A reportagem é de Gianni Cardinale, publicada em Avvenire, 30-09-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Escutai!” Esse é o tema que o Papa Francisco escolheu para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 2022. Depois da mensagem de 2021, centrada no ir e ver, na sua nova mensagem para o dia mundial de 2022, o pontífice “pede ao mundo da comunicação que reaprenda a escutar”.

A pandemia, explica uma nota, “afetou e feriu a todos, e todos precisam ser ouvidos e consolados”. Por isso, “a escuta também é fundamental para uma boa informação”.

De fato, “a busca pela verdade começa pela escuta”. E assim também “o testemunho nos meios de comunicação social”.

Todo “diálogo” e toda “relação” começam pela escuta. Por isso, “para poder crescer, também profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a escutar muito”.

Jesus mesmo, no oitavo capítulo de Lucas, nos pede que “prestemos atenção ao modo como escutamos”. Mas, “para poder escutar de verdade”, é preciso “coragem”, é preciso um “coração livre e aberto, sem preconceitos”.

Particularmente neste tempo em que toda a Igreja é convidada a se pôr à escuta para aprender a ser uma Igreja sinodal, “todos somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação”.

“É interessante – observa Massimiliano Padula, sociólogo da comunicação e presidente da Copercom (Coordenação das Associações para a Comunicação) – como o pontífice focaliza a sua reflexão em uma dimensão comunicativa muitas vezes negligenciada pela media research: aquela escuta a partir da qual brota a verdadeira compreensão do outro e sem a qual não pode haver nem comunicação nem relação.”

Para o estudioso, “a escuta se torna, portanto, mais um estímulo para repensar a comunicação do ponto de vista interpessoal e profissional, colocando novamente no centro – como explica a nota sobre o tema – a virtude da ‘coragem’ e tendo ‘um coração livre e aberto, sem preconceitos’”.

Como de costume, o tema foi anunciado nessa quarta-feira, 29 de setembro, dia em que a Igreja festeja o arcanjo Gabriel, o mensageiro da Anunciação. O texto propriamente dito será divulgado no dia 24 de janeiro próximo, dia em que se celebra a memória litúrgica do seu padroeiro, São Francisco de Sales. E o Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no domingo que precede o Pentecostes, que em 2022 cai no dia 29 de maio.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi preconizado pelo Vaticano II no decreto Inter mirifica, de 4 de dezembro de 1963. “Para tornar mais eficaz o multiforme apostolado da Igreja com o emprego dos meios de comunicação social – afirma o parágrafo 18 do documento conciliar – deve-se celebrar todos os anos, em todas as dioceses do mundo, a juízo do bispo, um dia em que os fiéis sejam instruídos sobre os seus deveres nessa matéria, convidados a rezar por essa causa e a contribuir com as suas ofertas”.

O primeiro dia foi convocado por Paulo VI para o ano de 1967.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reaprendamos a escutar: o convite de Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV