Papa Francisco apoia a luta dos indígenas brasileiros pela proteção de suas terras e contra o Marco Temporal

Papa Francisco com o Cacique Dada | Foto: Vatican Media

27 Agosto 2021

 

Na manhã de ontem, uma delegação do Movimento Laudato Si', encabeçada por Lorna Gold, presidente do Movimento Laudato Si', e Tomás Insua, diretor-executivo do Movimento, se reuniu com o Papa Francisco. Os membros da delegação estavam acompanhados pelo padre Joshtrom Kureethadam, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

 

Papa Francisco com o Cacique Dada | Foto: Vatican Media

 

No encontro, de 75 minutos, também participaram lideranças indígenas, como o cacique Dadá Borari, da Amazônia, o prestigiado cientista ecologista, Greg Asner, que foi o primeiro a mapear o desmatamento ilegal da Amazônia brasileira, e outros líderes de distintas regiões.

 

A reportagem é de Gabriel López Santamaría, publicada por Religión Digital, 27-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Depois da reunião de 75 minutos, Cacique Dadá compartilhou o que representa este momento para os povos indígenas de todo o Brasil. “Para nós, é um momento de luta, um momento de grande determinação, e de pedir o apoio do Papa Francisco... o Papa Francisco assegurou que estará nos dando todo o apoio, e será possível que mudemos esta visão capitalista da sociedade que hoje quer criminalizar o movimento social. Assim, ele está disponível, pronto para ajudar a população indígena de todas as regiões, especialmente na Amazônia”.

 

 

O encontro com o Santo Padre, o primeiro desde a mudança de nome do Movimento no mês passado, teve como eixo principal o diálogo e colaboração entre a Igreja e outros setores da sociedade, particularmente aqueles das periferias, para responder com urgência à crise ecológica. Ele deu apoio à campanha “Planeta saudável, gente saudável” e outros projetos em colaboração com o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, como a Plataforma de Ação Laudato Si'.

 

A Dra. Lorna Gold, se mostrou emocionada pelo encontro no qual o Papa “pediu-nos que entremos em diálogo profundo com as periferias” e “nos fez compreender o que realmente significa ter passado de Movimento Católico Mundial pelo Clima para Movimento Laudato Si'”. A proximidade do Papa foi um gesto muito alentador para o movimento, para encarar esta próxima etapa do novo nome.

 

Francisco mostrou-se, como é habitual, próximo e preocupado pela situação atual e com os cenários constatados nos últimos relatórios científicos, que alertam para o agravamento da situação global.

 

 

A luta dos povos indígenas, presente no encontro

 

Providencialmente o encontro ocorreu apenas 24 horas antes de milhares de indígenas marcharem pelas ruas de Brasília, reivindicando seus direitos sobre as terras ao Supremo Tribunal Federal – e contra a tese do Marco Temporal que teve seu julgamento adiado para a semana que vem.

 

Depois do encontro, o cacique Dadá Borari, indicou que o Papa Francisco manifestou todo seu apoio na luta dos povos originários da Amazônia brasileira e se mostrou disponível para ajudar no que fosse necessário.

 

Leia mais