• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Eu não vou mais voar”: Greta faz prosélitos. Virada ecológica das linhas aéreas

Greta Thunberg | Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

30 Julho 2019

A Gretanomics - ou a arte de viver uma vida ambientalmente compatível - eleva o padrão (em todos os sentidos) e aponta para o grande alvo: o avião. A razão é clara: os motores a jato descarregam no céu 2,5% do CO2 produzido no planeta, mais – por exemplo – do que a Austrália e a Alemanha. Se as empresas mundiais fossem um estado soberano, elas estariam entre as dez nações mais poluidoras do mundo. Essas emissões podem ser reduzidas? "Sim", dizem os teóricos da "flight-shame" (literalmente, a "vergonha do voo").

A reportagem é de Ettore Livini, publicada por Repubblica, 22-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

E a única maneira é evitar de usar o avião. "Eu não faço isso desde 2015", Greta Thunberg confessou no twitter que em abril cumpriu 10 dias de turnê entre Estocolmo, Hamburgo, Roma, Basiléia, Paris, Londres e Bruxelas usando apenas o trem. A sua não é mais uma escolha isolada. De fato, milhares de pessoas - da Escandinávia à França, dos Estados Unidos ao Extremo Oriente - decidiram parar de voar por razões éticas.

Os números do fenômeno estão começando a ser importantes. O Flyggfritt, o movimento sueco de "não ao avião" já recrutou 14.500 pessoas que prometeram não pisar em um jato em 2019. Promessas fáceis escritas apenas nas mídias sociais? Não, fatos: Sj, as ferrovias de Estocolmo, registraram um aumento anormal de 12% nos primeiros três meses de 2019 de bilhetes vendidos. Uma reviravolta em favor do trilho - dizem os números - que tem um impacto "ecológico" importante: a viagem Milão-Roma de avião, para se ter uma ideia, produz 89 kg de dióxido de carbono por passageiro, contra os 63 do carro e os 18 do trem.

A política - com a ascensão dos verdes europeus na última eleição - já começou a se engajar no protesto. Quinze parlamentares franceses apresentaram um projeto de lei para proibir o uso do avião em rotas como Paris-Marselha (conectadas hoje por 35 voos diários) onde a diferença no tempo de viagem entre aeronaves e trens de alta velocidade é menor que duas horas e meia. O Greenpeace pede uma sobretaxa para os passageiros frequentes - 15% dos maiores viajantes hoje cobrem 70% do total de voos - e também na sociedade civil, algo está começando a se movimentar: o jornal dinamarquês Politiken proíbe que seus funcionários utilizem voos domésticos no país. Muitas universidades americanas estão revendo sua política de viagens corporativas, reduzindo ao mínimo o uso de aeronaves. E uma pequena startup de Berlim, a Weiberwirtschaft, oferece três dias extras para os funcionários que usam o trem em suas férias.

Pode ser que a onda do "não ao avião" se revele uma moda passageira. No entanto, as companhias aéreas decidiram levar as coisas a sério. Os precedentes pesam: a guerra contra o plástico abalou a química industrial, veganos e flexitarianos estão forçando os grandes produtores de carne a repensar seu futuro. "Se não tomarmos providências rápidas, os primeiros protestos correm o risco de se tornar uma avalanche", disse Alexandre de Juniac, diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo, às 150 operadoras reunidas nas últimas semanas em Seul. A linha de defesa das companhias aéreas é clara: "Hoje os aviões poluem a metade do que na década de 1990" - é o mantra coletivo - "e desde 2010 as emissões de um único jato caíram a uma taxa média de 2,8% ao ano". Único problema: o tráfego cresce mais rápido que os progressos "ecológicos". Entre 2010 e 2018, o número de passageiros anuais saltou de 2,6 para 4,3 bilhões (e dobrará novamente nos próximos vinte anos) e as toneladas de dióxido de carbono produzidas saltaram de 610 para 927 milhões de toneladas ao ano.

O que fazer? As empresas tentam lavar sua consciência comprando créditos "ecológicos" – ou seja, investindo em projetos de reflorestamento ou similares - proporcionais à poluição que produzem. E estabeleceram para si o ambicioso objetivo de reduzir pela metade as emissões até 2050. Muito pouco, dizem os críticos. A solução poderia ser o uso de biocombustíveis: mas a disponibilidade é escassa (hoje pesam menos de 1% do total do combustível usado pelas aeronaves) e os custos são muito maiores. Por enquanto, os motores a jato elétricos continuam sendo uma miragem.

Mas isso - com o boom inesperado do povo dos antiaviões - poderia se tornar uma realidade muito antes do esperado.

Leia mais

  • Greta. O desafio para o Parlamento francês: "Vocês me insultam? Sejam mais maduros"
  • Greta Thunberg embarca para os Estados Unidos: "A travessia do Atlântico pelo clima"
  • ''Vocês não agiram a tempo'': o discurso de Greta Thunberg ao Parlamento britânico
  • Greta Thunberg, a adolescente sueca que está sacudindo a luta ambiental
  • Com Greta Thunberg para o futuro do planeta
  • A bênção do Papa para Greta “Vá em frente com a tua batalha"
  • Greta e seus irmãos: agora basta de moderação
  • Greta Thunberg: ''Não peçam aos seus filhos respostas para a bagunça que vocês fizeram''
  • As tranças de Greta e a encíclica do Papa Francisco
  • FridaysForFuture, tudo que você precisa saber sobre a greve mundial pelo clima
  • "A sexta-feira pelo futuro" - Carta aos jovens
  • Crianças e jovens lideram greve global pelo clima
  • Multiplicam-se as adesões ao Global Strike for Future de 15 de março. Mobilização mundial pelo clima
  • “Esses adolescentes podem forçar nossos governos a mudar o clima”. Entrevista com Jared Diamond, Prêmio Pulitzer
  • Greta, um diário da família. “Lutamos pelo planeta”
  • Laudato si’ do Papa Francisco: "A ecologia deve ser radical"
  • Para salvar o clima, chame os “coletes jovens”
  • Greta Thunberg: “Não deveríamos ter de faltar à aula para lutar contra a mudança climática”
  • Greve estudantil pelo clima. Adolescentes falam a verdade sobre a inação climática
  • O mundo pertence a Greta e às suas irmãs
  • Greve pelo clima: "A Greta, o Nobel da Paz", ela: "Sinto-me honrada"
  • As crianças tomam conta do mundo
  • O 'Green New Deal': a luta contra a degradação ambiental e o aquecimento global
  • Mudança climática. Adolescente sueca lidera greve estudantil e desafia as elites europeias em Bruxelas com um discurso contundente
  • Aquecimento global e desinformação
  • Coextinção – Aquecimento global aumenta o risco de extinção com ‘efeito dominó’
  • Aquecimento Global – Nações devem triplicar esforços para atingir meta de 2 °C, conclui revisão anual de emissões globais
  • Limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais exige mudanças imediatas
  • IPCC defende ‘mudanças sem precedentes’ para limitar aquecimento global a 1,5 °C
  • Podemos limitar o aquecimento global a 1,5°C?

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Analfabetismo ambiental e a preocupação com o futuro do planeta

    "Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos cantos, inclusive da academia colocam a questão ambiental entre as cinc[...]

    LER MAIS
  • Sobre transgênicos, hidrelétricas e o mau uso de informação. Greenpeace responde artigo de José Goldemberg

    "Ao sugerir que a baixa densidade populacional da Amazônia seria justificativa para a construção das hidrelétricas no local, a[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados