• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

E Bento XVI escreveu: chega, há apenas um papa, e não sou eu

Bento XVI | Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Setembro 2018

O texto do papa emérito enviado ao cardeal Walter Brandmüller e publicado pelo jornal Bild não era “uma” carta. Na realidade, eram duas missivas. Na primeira, escrita no dia 9 de novembro de 2017, Bento XVI comentava a entrevista que Brandmüller havia concedido no dia 28 de outubro ao jornal Frankfürter Allgemeine Zeitung. A segunda é de 23 de novembro e foi escrita por Ratzinger em resposta a uma carta do cardeal. As duas cartas, inicialmente apresentadas como uma, foram relançadas de forma interessante para contrapor o papa emérito ao reinante.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 21-09-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Vale a pena examinar, acima de tudo, a primeira carta. Bento XVI responde às afirmações de Brandmüller a propósito da renúncia ao pontificado. O cardeal, estudioso de história da Igreja, havia afirmado que Ratzinger, ao decidir se chamar de “papa emérito”, tinha criado uma figura inexistente em toda a história da Igreja.

Eis como o interessado responde: “O senhor obviamente sabe muito bem que – embora muito raramente – houve papas que renunciaram. O que eles eram depois? Papas eméritos? Ou o que mais?”.

Bento XVI introduz aqui um exemplo, que deu origem a muitas especulações. “Como o senhor sabe – escreve Ratzinger a Brandmüller – Pio XII deixou um esclarecimento no caso de ser preso pelos nazistas, com base no qual, a partir do momento da prisão, ele não seria mais papa. Não sabemos se esse retorno ao cardinalato seria efetivamente simples”.

Bento se refere aqui à carta que o Papa Pacelli havia deixado no caso de sua deportação: o Colégio Cardinalício deveria considerá-lo morto e prosseguir com a eleição do sucessor. “Assim, os nazistas deportarão o cardeal Pacelli, não o papa”, confidenciara Pio XII aos colaboradores.

O exemplo do papa deportado pelos nazistas fez com que os conspiradores levantassem as antenas: por que Bento XVI citou justamente esse exemplo? Será que ele também renunciou por ter sido forçado, porque temia etc. etc.?

A partir da continuação da carta, fica evidente que o exemplo é citado para a parte referente ao simples retorno do papa renunciante ao Colégio Cardinalício. “No meu caso – escreve Ratzinger ainda a Brandmüller – certamente não teria sido sensato declarar simplesmente um retorno ao cardinalato. Eu ficaria permanentemente exposto ao público como, justamente, ocorre com um cardeal – ou, melhor, até mais, porque nele se veria o ex-papa. Isso poderia ter levado, querendo ou não, especialmente no contexto da situação atual, a consequências pesadas. Com o papa emérito, tentei criar uma situação na qual eu fosse absolutamente inacessível aos meios de comunicação e na qual ficasse plenamente claro que há apenas um papa. Se o senhor conhece um modo melhor e acredita que pode condenar o modo por mim escolhido, por favor, me diga. Saúdo-o no Senhor”.

Portanto, Bento, eliminando mais uma vez as absurdas teorias sobre o “papado compartilhado”, sobre o papa renunciante que não renunciou totalmente, sobre o papa que continua sendo o verdadeiro papa, assim como as tolices camufladas de consistência canônica sobre a existência de um “múnus petrino” destacável do seu exercício – o que, portanto, faria com que o múnus permanecesse também naquele que não o exerce mais –, tenta pôr fim às elucubrações referentes à sua renúncia.

A essa carta, Brandmüller responde no dia 15 de novembro de 2017, desculpando-se com Bento pelas afirmações defendidas na entrevista: ele se diz entristecido e assegura que não dirá mais nada a esse respeito, mas, com toda a probabilidade, insiste na “dor” provocada pela decisão da renúncia.

O papa emérito, que evidentemente tinha ficado tocado e ferido pelas palavras de Brandmüller, replica no dia 23 de novembro, com mais uma carta, agradecendo-o pelo compromisso de não levantar mais perguntas sobre a renúncia. Então, Ratzinger continua: “Posso entender muito bem a profunda dor que o senhor e muitos outros sentiram com o fim do meu pontificado, mas a dor, assim me parece, em alguns e também no senhor, tornou-se uma raiva que não diz respeito apenas à renúncia, mas também se estende cada vez mais à minha pessoa e ao meu pontificado como um todo”.

“Desse modo, o próprio pontificado foi desvalorizado e confundido com a tristeza sobre a situação da Igreja hoje.” O papa emérito conclui convidando Brandmüller a rezar para que “o Senhor venha em auxílio da Sua Igreja. Com a minha bênção apostólica, seu, Bento XVI”.

A frase sobre a “situação da Igreja hoje” foi relançada como um julgamento pesado do papa emérito sobre o sucessor. Mas essa parece ser uma leitura simplista e redutora: a situação da Igreja hoje é a situação da Igreja do nosso tempo, não apenas identificável com os últimos cinco anos. Se assim fosse, seria preciso supor que os problemas, os abusos sexuais, a infidelidade do clero, as divergências doutrinais levantadas são fenômenos que surgiram de repente depois de 2013, e que, até aquele momento, a vida da Igreja tinha sido ideal.

Além disso, precisamente Joseph Ratzinger, ainda jovem e brilhante teólogo, em outubro de 1958, escreveu um ensaio intitulado “Diue neuen Heiden und die Kirche”, “Os novos pagãos e a Igreja”. O temor de que a Igreja estivesse se “mundanizando” já estava presente na sua reflexão teológica.

Certamente, a publicação das cartas de Brandmüller representa apenas o último episódio de um uso instrumental do papa emérito. É preciso se perguntar por que o velho purpurado alemão fez circular as duas cartas: é difícil imaginar que o Bild as tenha “roubado”, invadindo a sua casa no Vaticano, tratando-se de exemplares em papel e, portanto, não presentes na memória do computador do cardeal.

Está em jogo a rede eclesiástico-midiática, com presenças no Vaticano, protagonista dos ataques diários contra o Papa Francisco. Uma rede que repetidamente tentou recrutar Bento XVI.

Além disso, a discussão sobre a figura, ainda não codificada, do “papa emérito” é um tema sobre o qual a Igreja deverá refletir no futuro. Bento fez uma escolha, mas decidiu habilmente não a codificar. Não há dúvida de que a decisão de manter o nome pontifical, a veste branca e o título de “papa emérito” (em que a palavra “papa” vem antes do adjetivo “emérito”), junto com algumas manifestações dos colaboradores, contribuíram para fomentar dúvidas, incertezas e até mesmo, em alguns, a ideia de um papa emérito ainda um pouco papa, que se torna um ponto de referência da ala dos decepcionados com o papa reinante.

Leia mais

  • Bento XVI: ''Como Pio XII, sou perseguido por nazistas''
  • Bento XVI e os protestos por sua renúncia: “raiva contra a minha pessoa”
  • As últimas da saga de acusações ao Papa: Apoio a Francisco, Bento XVI e um Sínodo
  • O aniversário de Bento XVI, "último papa" entre profecias, Satanás e o fim dos tempos
  • A carta de Ratzinger, razão pela qual Monsenhor Viganò renunciou
  • Íntegra da carta de Bento XVI ao prefeito da Secretaria para a Comunicação
  • A carta da discórdia: muitas palavras injustas e o silêncio dos inocentes. Artigo de Andrea Grillo
  • Sala de Imprensa da Santa Sé: “Ninguém quis esconder ou manipular nada”
  • Ratzinger aos opositores: "Francisco, um grande Papa"
  • Uma frase de Bento omitida na carta a Francisco
  • Vaticano diz ter desfocado carta de Bento XVI em apoio a Francisco
  • Ratzinger. “Francisco não tem formação teológica? Um preconceito estúpido”
  • Papa Francisco, católicos neotradicionalistas e o legado de Bento XVI. Artigo de Massimo Faggioli
  • O papa emérito contra o papa reinante? “Apenas fantasias”
  • Ratzinger reabilita Müller. No entanto, Papa Emérito é acusado de heresia
  • Ratzinger pede silêncio: "Deus está envolto no silêncio, mas o mundo nega"
  • Enquanto Francisco visita sinagoga de Roma, seis questões tencionam os laços católico-judaicos
  • ''Católicos: aliados, amigos, irmãos.'' O histórico documento dos rabinos

Notícias relacionadas

  • O preso e o Papa. Um diálogo

    Da Rádio do Vaticano, publicamos este trecho do diálogo entre um detento italiano e o papa.A reportagem é de Marco Tosatti, pub[...]

    LER MAIS
  • Bento XVI visita os encarcerados

    Ratzinger visita a penitenciária de Rebibbia, no subúrbio de Roma: "A superlotação é uma dupla pena". Ele também responde à[...]

    LER MAIS
  • Papa sem arminho

    "Que o Papa Bento XVI nos dê um presente de Natal: renuncie ao arminho", pede a Associação Italiana de Defesa dos Animais e do [...]

    LER MAIS
  • "Bento XVI está cercado de pessoas não levantam questões nem o desafiam." Entrevista especial com Thomas J. Reese

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados