11 Março 2023
Divulgamos aqui o livro "Marx, Spinoza and Darwin: Materialism, Subjectivity and Critique of Religion" (Palgrave Macmillan), que consiste em uma versão amplamente revisada e atualizada do original em português, "Marx, Espinosa e Darwin: pensadores da imanência".
Livro de Maurício Vieira Martins, intitulado Marx, Spinoza and Darwin: Materialism, Subjectivity and Critique of Religion. (Foto: divulgação)
O livro analisa a contribuição dos três referidos pensadores - certamente com diferenças entre si - para a fundação de um campo epistêmico laico e imanente, que hoje se vê ameaçado por diversos fundamentalismos religiosos. Outros temas são analisados ao longo do livro, que inclui um debate com a crítica que supõe não haver espaço para a dimensão subjetiva numa perspectiva materialista.
O autor, Maurício Vieira Martins, é graduado em Sociologia pela PUC-Rio (1982), mestre (1988) e doutor em Filosofia (1997) pela mesma instituição. Ingressou na Universidade Federal Fluminense - UFF em 1984 e é professor associado desta universidade. Tem atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia, com ênfase nos pressupostos filosóficos das Ciências Sociais. Temas recorrentes de interesse em suas publicações: exame do crescimento contemporâneo da procura religiosa em diversos segmentos da população; confronto entre criacionismo e darwinismo; atualização do debate sobre os pressupostos filosóficos da teoria marxista, em particular sobre as categorias trabalho, história e subjetividade; investigação sobre o significado da categoria imanência, num estudo comparado entre Espinosa, Marx e Darwin. Atua no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da UFF, bem como no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo (Niep-Marx) da mesma universidade.
O prefácio à edição em língua inglesa é de acesso livre e pode ser encontrado no Front Matter.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Lançamento de livro: "Marx, Spinoza and Darwin: Materialism, Subjectivity and Critique of Religion" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU