O caminho para acreditar em Jesus

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma visão do suicídio no Brasil em resposta à outra visão apresentada

    LER MAIS
  • "É hora de reaprender a arte de sonhar com os xamãs nativos"

    LER MAIS
  • O Evangelho de Lucas, “ano C”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


10 Agosto 2012

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6, 41-51 que corresponde ao 19º Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Segundo o relato de João, Jesus repete de forma cada vez mais aberta que vem de Deus para oferecer a todos um alimento que gera vida eterna. As pessoas não podem continuar escutando uma coisa tão escandalosa sem reagir. Elas conhecem seus pais. Como ele pode dizer que vem de Deus?

Ninguém fica surpreendido com sua reação. É razoável acreditar em Jesus Cristo? Como podemos crer que nesse homem concreto, nascido pouco antes de morrer Herodes o Grande e conhecido pela sua atividade profética na Galileia dos anos 30 da era Cristã, encarnou-se o Mistério insondável de Deus?

Jesus não responde a suas objeções. Ele vai diretamente à raiz de sua incredulidade: “Parem de criticar”. É um erro resistir à novidade radical de sua pessoa obstinando-se em pensar que já sabem tudo a respeito de sua verdadeira identidade. Ele lhes indicara o caminho que podem seguir.

Jesus pressupõe que ninguém pode crer nele se não se sente atraído pela sua pessoa. É verdade. Talvez, desde nossa cultura, o entendemos melhor que aquelas pessoas de Cafarnaum. Cada vez torna-se mais difícil acreditar em doutrina ou ideologias. A fé e a confiança se despertam em nós quando nos sentimos atraídos por alguém que nos faz bem e nos ajuda a viver.

Mas Jesus adverte-nos de algo muito importante. “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai”. A atração para Jesus é Deus mesmo quem a produz. O Pai que o enviou ao mundo desperta nosso coração para que nos aproximemos de Jesus com gozo e confiança, superando dúvidas e resistências.

Por isso devemos escutar a voz de Deus em nosso coração e nos deixar conduzir por ele para Jesus. Deixar-nos ensinar com docilidade por esse Pai, Criador da vida e Amigo da pessoa humana. “Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução, vem a mim”.

A afirmação de Jesus resulta revolucionária para os hebreus. A tradição bíblica dizia que o ser humano escuta no seu coração o chamado de Deus a levar adiante com fidelidade a Lei. O profeta Jeremias tinha proclamado a promessa de Deus desta forma: “Eu colocarei minha Lei dentro de vossos corações e a escreverei em vosso coração”.

As palavras de Jesus nos convidam a viver uma experiência diferente. A consciência não é somente o espaço oculto e privilegiado onde podemos ouvir a Lei de Deus. Se no íntimo de nosso ser nos sentimos atraídos pelo bom, pelo formoso, pelo nobre, por aquilo que faz bem ao ser humano, por aquilo que constrói um mundo melhor, facilmente nos sentiremos convidados por Deus a nos sintonizar com Jesus. É o melhor caminho para acreditar nele.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O caminho para acreditar em Jesus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV