Arborização Urbana: Estudo vincula o crescimento da copa das árvores à diminuição da mortalidade humana

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • O testamento de Dom Jacques Noyer, bispo francês. “O celibato eclesiástico é uma falsa aventura”

    LER MAIS
  • Uma heresia pós-moderna: o uso distorcido da religião para sustentar teorias da conspiração

    LER MAIS
  • As grandes mulheres por trás das vacinas contra o Covid

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


23 Junho 2020

A primeira avaliação de impacto na saúde em toda a cidade dos efeitos estimados de uma iniciativa de copa de árvores na mortalidade prematura na Filadélfia sugere que o aumento da copa de árvores poderia impedir entre 271 e 400 mortes prematuras por ano.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 22-06-2020.

O estudo de Michelle Kondo, cientista social de pesquisa da Filadélfia do Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos EUA[1], e seus parceiros sugerem que o aumento da copa das árvores ou do espaço verde pode diminuir a morbimortalidade das populações urbanas – particularmente em áreas com menor nível socioeconômico. Copas de árvores existentes tendem a ser as mais baixas.

O estudo, "Health impact assessment of Philadelphia’s 2025 tree canopy cover goals", examinou o impacto potencial do Greenworks Philadelphia, um plano para aumentar a copa das árvores para 30% em toda a cidade até 2025, na mortalidade humana. A análise é uma das primeiras a estimar o número de mortes evitáveis com base na atividade física, poluição do ar, ruído, calor e exposição a espaços verdes, usando uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores de saúde pública na Espanha e na Suíça, chamada Greenspace-Health Impact Assessment.

Recentemente publicado na revista The Lancet Planetary Health, o estudo está disponível na Estação de Pesquisa do Norte do Serviço Florestal, aqui.

Kondo e seus parceiros estimaram o número anual de mortes evitáveis associadas às mudanças projetadas na cobertura de copa das árvores na Filadélfia entre 2014 e 2025 em três cenários de aumento do espaço verde urbano. Eles descobriram que aumentar a copa das árvores urbanas para a meta de 30% da Greenworks Philadelphia em todos os bairros poderia impedir 400 mortes anualmente, mas aumentos menores na copa das árvores ainda resultavam em redução da mortalidade. Um aumento de 5 pontos percentuais no dossel de árvores somente em áreas sem árvores pode resultar em uma redução anual de 302 mortes em toda a cidade, descobriram os pesquisadores, e um aumento de 10 pontos percentuais na cobertura de dossel em toda a cidade foi associado a uma redução estimada de 376 mortes.

“Este estudo apoia a ideia de que os esforços crescentes no dossel de árvores e no esverdeamento urbano valem a pena, mesmo em níveis modestos, como medidas de promoção da saúde e economia de custos”, disse Kondo.

O dossel de árvores atual na Filadélfia varia de 2% a 88%, com uma cobertura média de 20% do dossel urbano com base nos dados de 2014.

“Nas últimas semanas, como os moradores de muitas cidades experimentaram condições de quarentena, sentimos uma necessidade cada vez maior de espaços verdes públicos”, disse Kondo. “Enquanto a pandemia do COVID-19 significa que precisamos prestar atenção à nossa proximidade com outras pessoas e tomar precauções para limitar nosso contato, o tempo fora de parques e florestas tem sido fundamental para manter nossa saúde mental e física”.

Os parceiros de pesquisa[2] incluíram cientistas da Universitat Pompeu Fabra, Centro Nacional de Síntese Socioambiental, Universidade Estadual do Colorado e Universidade Drexel.

 

Notas:

[1] U.S. Department of Agriculture Forest Service.

[2] Matéria indicada por Marcus Athaydes @_athaydes.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arborização Urbana: Estudo vincula o crescimento da copa das árvores à diminuição da mortalidade humana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV