Militantes de esquerda defendem voto nulo no segundo turno em Porto Alegre

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Outubro 2016

Com a derrota dos candidatos do PT e do PSOL na briga pela prefeitura de Porto Alegre, a dúvida que fica é como a esquerda vai se posicionar no segundo turno. Para a militância, está fora de cogitação apoiar o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB), notório defensor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB), do mesmo partido de Michel Temer, que tomou o lugar de Dilma.

A reportagem é de Cleidi Pereira e Juliana Bublitz, publicada por Zero Hora, 03-10-2016.

Pouco antes de Raul Pont (PT) reconhecer a derrota no comitê de campanha, na noite deste domingo, a militância petista entoou gritos de "é voto nulo, é voto nulo" — em geral associado a pessoas apolíticas ou fartas da política e como forma de protesto. Pouco depois, quando Pont falou na necessidade de sentar com os partidos da esquerda para definir o que fazer a partir de agora, os gritos voltaram.

No comitê de campanha do PSOL, Luciana Genro foi ovacionada pela militância quando afirmou que o partido não irá apoiar Melo nem Marchezan Júnior.

— Não há para nós nenhuma opção menos pior para Porto Alegre. Portanto, o PSOL não vai apoiar nenhum dos dois candidatos nem vai chancelar nenhuma candidatura — disse.

Durante a fala da socialista, militantes gritavam "50 de novo", em alusão ao voto nulo, que ocorre quando se digita um número existente na urna eletrônica.

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Militantes de esquerda defendem voto nulo no segundo turno em Porto Alegre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU