Presidente mexicano compara discurso de Trump ao de Hitler e Mussolini

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Março 2016

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, comparou o discurso do pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump ao dos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

A reportagem foi publicada por BBC Brasil, 08-03-2016.

"Já houve episódios da história da humanidade, lamentavelmente, onde estas expressões (de Trump), esta retórica estridente, só levou a cenários fatídicos dentro da história da humanidade", disse o mexicano.

"Assim chegou Hitler e assim chegou Mussolini: aproveitaram justamente um contexto de um problema que a humanidade vivia à época, após uma crise econômica. E isso levou ao que hoje sabemos pela história, a uma conflagração mundial", afirmou, em entrevista ao jornal Excelsior.

A comparação com o ditador alemão já havia sido feita por dois ex-presidentes mexicanos, Felipe Calderón e Vicente Fox.

Para Calderón, Trump está explorando os mesmos temores sociais "que Hitler fez em seu tempo".

Fox disse que Trump "lembrava Hitler".

Além de fazer a comparação, o atual presidente também condenou as opiniões negativas de Trump sobre os imigrantes e sobre o México.

"Sou dos que lamentam e condenam este tipo de expressão, que me parece claramente desconhecimento sobre o México", disse o mandatário em entrevista ao El Universal.

Segundo ele, as opiniões de Trump "prejudicam uma relação que o México buscou com os Estados Unidos de pontes, diálogos e aproximação, de buscar soluções para problemas comuns através de acordos e tarefas compartilhadas."

'Propostas extremas'

Durante a campanha pela indicação do partido Republicano, Trump anunciou planos de deportar os 11 milhões de imigrantes sem documentação que vivem nos EUA, e classificou imigrantes mexicanos de "criminosos e traficantes".

O magnata também propôs construir um muro ao longo da fronteira que separa os países para evitar a entrada de imigrantes ilegais e disse que a obra deveria ser paga pelo México.

Além disso, propôs impor impostos às importações de veículos mexicanos e impedir que empresas americanas invistam no outro lado da fronteira.

Os comentários de Trump foram criticados por diversas personalidades mexicanas, como o ex-presidente Vicente Fox.

Em um entrevista à TV Univisión, Fox, disse, em inglês: "I am not going to pay for this f**** wall (Não pagarei por essa m**** de muro)".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente mexicano compara discurso de Trump ao de Hitler e Mussolini - Instituto Humanitas Unisinos - IHU