Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Belo Monte alaga 500 famílias não reconhecidas como atingidas

Após um intenso dia de chuva em Altamira (PA), mais de 500 famílias do bairro Jardim Independente I tiveram sua comunidade alagada. As famílias, organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), denunciam que o lago da hidrelétrica está impactando diretamente o escoamento da água da chuva. Elas exigem ser reconhecidas como atingidas. 

A reportagem é publicada por MAB Amazônia, 03-03-2016. 

Segundo a Norte Energia, as famílias se encontram a 102 metros acima do nível, portanto acima do limite estabelecido pela empresa para a remoção (até 100 metros). Os moradores cobram explicações do Ibama, órgão licenciador da hidrelétrica, sobre o assunto.

“Estamos sofrendo muito no bairro, desde a construção do lago de Belo Monte a água da chuva fica acumulada embaixo das nossas casas e hoje chegou a entrar e ainda continua em várias casas”, denuncia o morador Nonato.

Aumento de mosquitos

Outro morador, Everaldo, relata que “há três meses aumentou a quantidade de mosquitos aqui no bairro e várias mães de família tiveram que tirar dinheiro da onde não têm para comprar mosquiteiro”.

José Edirnom de Souza, militante do MAB na comunidade, está preocupado com a quantidade de crianças em estado de vulnerabilidade: “enquanto que a gente vê na televisão que o Brasil todo está combatendo o mosquito da zika e dengue, a Norte Energia e Ibama estão deixando essas crianças e mulheres em estado vulnerável”.

No dia 24 de fevereiro as famílias aguardavam a presença do Ibama em reunião na comunidade para tratar dessa situação. No entanto, o representante do órgão licenciador respondeu por telefone que não participaria porque o dinheiro das passagens foi cortado.

Os atingidos acusam o governo federal de descaso e abandono e agora prometem fazer muita luta no 14 de Março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens, para garantir o direito à moradia digna.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium