Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Belo Monte alaga 500 famílias não reconhecidas como atingidas

Após um intenso dia de chuva em Altamira (PA), mais de 500 famílias do bairro Jardim Independente I tiveram sua comunidade alagada. As famílias, organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), denunciam que o lago da hidrelétrica está impactando diretamente o escoamento da água da chuva. Elas exigem ser reconhecidas como atingidas. 

A reportagem é publicada por MAB Amazônia, 03-03-2016. 

Segundo a Norte Energia, as famílias se encontram a 102 metros acima do nível, portanto acima do limite estabelecido pela empresa para a remoção (até 100 metros). Os moradores cobram explicações do Ibama, órgão licenciador da hidrelétrica, sobre o assunto.

“Estamos sofrendo muito no bairro, desde a construção do lago de Belo Monte a água da chuva fica acumulada embaixo das nossas casas e hoje chegou a entrar e ainda continua em várias casas”, denuncia o morador Nonato.

Aumento de mosquitos

Outro morador, Everaldo, relata que “há três meses aumentou a quantidade de mosquitos aqui no bairro e várias mães de família tiveram que tirar dinheiro da onde não têm para comprar mosquiteiro”.

José Edirnom de Souza, militante do MAB na comunidade, está preocupado com a quantidade de crianças em estado de vulnerabilidade: “enquanto que a gente vê na televisão que o Brasil todo está combatendo o mosquito da zika e dengue, a Norte Energia e Ibama estão deixando essas crianças e mulheres em estado vulnerável”.

No dia 24 de fevereiro as famílias aguardavam a presença do Ibama em reunião na comunidade para tratar dessa situação. No entanto, o representante do órgão licenciador respondeu por telefone que não participaria porque o dinheiro das passagens foi cortado.

Os atingidos acusam o governo federal de descaso e abandono e agora prometem fazer muita luta no 14 de Março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens, para garantir o direito à moradia digna.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"É imprecionante que com todo esse conhecimento a mentira continua e até quando o STF vai se manter..." Em resposta a: O xadrez do grampo de Jucá
"Sabe a população ou seja o povo que trabalha paga os impostos nunca deve vez na politica nacional ..." Em resposta a: Meias verdades sobre a crise e o Brasil
"Gostariamos de pedir orações pela equipe do Atendimento Unisinos. O último mês foi bem triste, p..." Em resposta a: Atendimento Espiritual

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium