Francisco na Suécia, em outubro. Celebração ecumênica dos 500 anos da Reforma

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Jonas | 27 Janeiro 2016

O Papa Francisco viajará a Lund, Suécia, no próximo dia 31 de outubro, para participar de uma “cerimônia conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial, para comemorar o 500º aniversário da Reforma” de Martinho Lutero.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Vatican Insider, 25-01-2016. A tradução é do Cepat.

“Sua Santidade Francisco tem a intenção de participar de uma cerimônia conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial para comemorar o 500º aniversário da Reforma, programada em Lund, Suécia, na segunda-feira, 31 de outubro de 2016”, disse o comunicado publicado, hoje, pela Sala de Imprensa vaticana e que foi apresentado pelo porta-voz, padre Federico Lombardi.

A Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica, lê-se em uma nota conjunta assinada hoje, no Vaticano e em Genebra, participarão de uma Comemoração ecumênica conjunta da “Reforma”, que será presidida pelo Santo Padre Francisco, o bispo Munib A. Younan, presidente da Federação Luterana Mundial, e Martin Junge, secretário geral da mesma, em colaboração com a Igreja da Suécia. A Comemoração “dará uma importância particular aos sólidos progressos ecumênicos entre católicos e luteranos e os dons recíprocos que derivam do diálogo”. O evento incluirá uma celebração comum, baseada no guia litúrgico católico-luterano, Common Prayer, recentemente publicado.

“A Federação Luterana Mundial se prepara para comemorar o aniversário da Reforma em um espírito de responsabilidade ecumênica”, afirma a nota do secretário geral da Federação Luterana Mundial, Martin Junge. “Estou profundamente convencido de que trabalhando pela reconciliação entre luteranos e católicos, trabalhamos pela justiça, a paz e a reconciliação em um mundo dilacerado pelos conflitos e a violência”. O cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho Para a Unidade dos Cristãos, explicou na nota: “Concentrando-se juntos sobre a centralidade da questão de Deus e sobre um enfoque cristocêntrico, os luteranos e os católicos terão a possibilidade de celebrar uma Comemoração ecumênica da Reforma, não simplesmente de maneira pragmática, mas, sim, com um sentido profundo da fé em Cristo crucificado e ressuscitado”. “Com alegria e esperança, a Igreja da Suécia acolhe a Federação Luterana Mundial e a Igreja católica, que realizarão uma Comemoração conjunta da Reforma, em Lund”, afirma por sua parte a arcebispa Antje Jackelén, da Igreja da Suécia. “Rezaremos junto à família ecumênica da Suécia para que tal Comemoração contribua para a unidade dos cristãos em nosso país e no mundo inteiro”. “A situação ecumênica em nossa parte do mundo é única e interessante. Espero que tal encontro nos ajude a ver o futuro de maneira que sejamos testemunhas de Jesus Cristo e de seu Evangelho em nosso mundo secularizado”, afirmou Anders Arborelius, bispo da Igreja Católica do país.