Joaquim Levy será diretor financeiro do Banco Mundial

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Janeiro 2016

O ex-ministro brasileiro de Economia, Joaquim Levy, será o futuro diretor financeiro do Banco Mundial, com sede em Washington. No cargo, ele substitui o francês Bertrand Badré, que exerce essa função desde 2013. Acima de Levy no Banco Mundial estará apenas seu atual presidente, Jim Yong Kim. O anúncio oficial será feito na próxima segunda-feira, mas o representante brasileiro do FMI, Otaviano Canuto, adiantou-se nesta sexta-feira dando a notícia durante um debate aberto ocorrido em Washington. A indicação não viola a legislação brasileira referente às restrições que os ocupantes de cargos públicos têm na hora de retornar à sua atividade laboral, já que o Banco Mundial é uma instituição privada.

A reportagem foi publicada por El País, 09-01-2016.

Levy, o todo-poderoso ministro brasileiro de Economia desde janeiro de 2015, respeitado pelo mercado e considerado um aval de conservadorismo econômico dentro do Governo da presidenta Dilma Rousseff, deixou o cargo no último dia 18 de dezembro, após uma maré de rumores e incertezas sobre seu destino. A causa de sua saída – que se via vir nos últimos meses – foi a progressiva e, ao fim, fatal, falta de sintonia entre ele e a presidenta. Em geral, me meio à crise que atravessa Brasil, Levy era partidário de cortes ainda mais profundos, e Rousseff, pressionada por seu partido (PT), não lhe dava carta branca.

O último e definitivo desencontro entre a presidenta e o ministro da Economia aconteceu em meados de dezembro, com a aprovação do orçamento para 2016. Levy considerava que era preciso conservar 0,7% do PIB brasileiro, ou seja, 42.800 milhões de reais (cerca de 11.900 milhões de dólares) para enxugar as dívidas; o Congresso, com a anuência do resto do Governo, aprovou a reserva de somente 0,5%, ou seja, 30.580 milhões de reais (8.308 milhões de dólares). A diferença residia em cortar ou não um dos programas sociais mais populares do Governo de Rousseff (e anteriormente, de Lula), o Bolsa Família, destinado aos filhos de famílias pobres em idade escolar. A partir daí, Levy sentiu-se desautorizado e demorou três dias para anunciar sua demissão.

Agora Levy, um economista formado na escola de Chicago, voltará aos EUA, onde vivem três de suas filhas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joaquim Levy será diretor financeiro do Banco Mundial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU