• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

‘Sou uma mulher presa em um corpo masculino. Agora vou poder ser quem sou’

Mais Lidos

  • Jovens padres com prioridades antigas?

    LER MAIS
  • Historiador analisa a tríplice crise do presente: a vertigem climática, a corrosão da experiência pela hiperaceleração digital e o desmonte programado do nosso futuro pela precarização da ciência

     A hiperaceleração apaga a possibilidade de um futuro comum. Entrevista com Rodrigo Turin

    LER MAIS
  • “Os ‘tecnolords’ controlam as nossas mentes”. Entrevista com Yanis Varoufakis

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Festa de Nossa Sra. Aparecida – Maria, presença solidária que antecipa a hora da alegria messiânica

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

05 Outubro 2015

Transexual que irá utilizar o serviço de hormonioterapia gratuita oferecido a partir de hoje (1°) pela prefeitura de São Paulo vê oportunidade como mudança de vida. “Significa tudo para mim”

“Eu sou uma mulher presa em um corpo de homem. Isso abala muito meu psicológico. É angustiante. Mas agora vou ter a oportunidade de ser quem eu realmente sou.” Foi com toda essa expectativa que a estudante transexual Maria Catarina, de 50 anos, chegou pela manhã a Unidade Básica de Saúde da Sé, no centro de São Paulo. A partir de hoje (1º) ela terá acesso ao serviço de hormonioterapia gratuito para população transexual que agora é oferecido na rede básica de saúde da capital paulista.

A reportagem é de Sarah Fernandes, publicada por Rede Brasil Atual – RBA, 01-10-2015.

“Nunca fiz tratamento com hormônios porque é caro e eu sustento, sozinha, minha madrasta. Mas sempre foi meu grande sonho. Vejo minhas amigas que fazem hormonização e elas estão lindas, expressando sua feminilidade, sendo quem elas são. Agora é minha vez”, diz emocionada Maria Catarina, que desde janeiro é umas das participantes do programa municipal Transcidadania, uma iniciativa da prefeitura que oferece uma bolsa de estudos para travestis e transexuais voltarem a estudar. Maria é uma das que faz o curso profissionalizante de manipulação de alimentos, no Senac.

O atendimento será iniciado pelas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região central, que, segundo a prefeitura, concentra 70% das pessoas transexuais da cidade. Os profissionais que trabalham nos equipamentos passaram por uma capacitação para atender a população trans de forma humanizada. As equipes, multidisciplinares, contarão com psicólogos que farão o acompanhamento dos pacientes e de um endocrinologista – por enquanto apenas na UBS Santa Cecília, que fará o monitoramento da condição de saúde dos pacientes, por meio de exames clínicos.

Quem procurar a hormonização passará primeiramente por sessões com um psicólogo, que irá elaborar um laudo analisando se a pessoa está convicta do que quer. A partir daí, ele será encaminhado para consulta com o endocrinologista, que vai solicitar exames e avaliar se prescreverá o tratamento. A expectativa da prefeitura é conseguir estender o serviço para outras regiões da capital paulista. Esta primeira etapa será direcionada para os beneficiários do Projeto Transcidadania, já que a maioria delas faz uso de hormônio.

A terapia com hormônios busca induzir o desenvolvimento de características sexuais secundárias compatíveis com a identidade de gênero da pessoa. De forma geral, é um tratamento continuado pela vida toda, sendo interrompido apenas para a realização de cirurgias. Por falta de atendimento na rede pública, muitas pessoas transexuais acabam recorrendo à automedicação, o que pode acarretar em problemas graves de saúde, devido ao uso inadequado dos hormônios.

O agente de prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Luciano Medeiros, toma hormônios há três anos para manter características físicas masculinas. Durante um ano e meio, ele fez o tratamento por conta própria, comprando medicamentos no mercado paralelo. “Quando se faz sozinho você não sabe a dosagem e corre o risco de ter trombose, aumento da pressão e até um derrame cerebral”, diz. “Com acompanhamento médico é seguro. É, para nós, algo muito importante. Lembro da primeira dose de testosterona que eu tomei. Foi uma libertação. A partir daquele dia minha relação comigo mesmo mudou.”

“É uma transformação, motivada pela identidade de gênero que, se mal feita, pode afetar profundamente a saúde da pessoa e acarretar custos maiores para os serviços públicos. Por isso temos um ambulatório como esse, para fazer atendimento integral, com orientação médica e psicológica. Vai ser muito importante para os que querem a terapia hormonal como também para reduzir custos e complicações que afetam o serviço público como um todo”, disse o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, durante a cerimônia de lançamento do programa.

Atualmente a população transexual de São Paulo conta com atendimento de hormonioterapia apenas no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do governo paulista, que presta atendimento à população transgênero desde 2010, no bairro Santa Cruz, zona sul da capital paulista. “Nós estamos rompendo a barreira do preconceito. Aqui a população trans pode ter acesso a sua terapia hormonal na unidade básica de saúde, junto ao conjunto da população atendida. O SUS (Sistema Único de Saúde) no município de São Paulo está aberto e se reorganiza para atender a população trans, que tem necessidades especificas”, disse Padilha.

“O Brasil é o país onde mais se mata travestis. Atrás vem o México, mas com uma taxa quatro vezes menor. A expectativa de vida dessa população é de 50 anos. Nesse cenário, atender os travestis e os transexuais, pela terapia hormonal e pelo Transcidadania, é a obrigação de uma prefeitura que tem as pessoas como prioridade”, disse o secretário adjunto de direitos humanos do município de São Paulo, Rogério Scotilli.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados