“Laudato Sie” (Louvado Seja) deverá ser o título da nova encíclica do Papa Francisco a ser lançada no dia 16 de junho

Revista ihu on-line

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Mais Lidos

  • Agrotóxicos proibidos na Europa são campeões de vendas no Brasil

    LER MAIS
  • Análise de conjuntura: novo ensaio. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS
  • A tragédia de Campinas e a suspensão do Estatuto do Desarmamento. Nada muda, segundo Onyx Lorenzoni

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

01 Junho 2015

Foi informado que a muito esperada carta encíclica do Papa Francisco sobre questões ambientais terá como título “Laudato Sie” (1), expressão tirada de uma oração de São Francisco de Assis que louva a Deus pela criação das diferentes criaturas e dos elementos da Terra.

O título da carta encíclica foi primeiramente informado no Twitter neste sábado pela jornalista de língua espanhola Mercedes De La Torre. Ela estava participando de um evento realizado pela Libreria Editrice Vaticana, a casa editorial do Vaticano responsável por imprimir os documentos oficiais.

O título não foi confirmado, mas uma foto postada por De La Torre mostra o diretor da casa editorial, o padre salesiano Giuseppe Costa, falando durante o evento.

A informação é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 30-05-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A encíclica por vir do Papa Francisco, que deverá ser publicada em meados de junho, vem sendo amplamente esperada em todo o mundo pela postura que irá assumir diante das alterações climáticas globais. Geralmente, as cartas encíclicas são consideradas uma das formas mais altas do ensinamento de um papa.

A frase “Laudato Sii” repete várias vezes no Cântico das Criaturas [também conhecido como Cântico do Irmão Sol] de São Francisco, uma oração que louva a Deus primeiramente agradecendo-o por criações como o “Irmão Fogo” e a “Irmã Água”.

Escrito por volta de 1224, a oração é tida como uma das primeiras obras publicadas de literatura na língua italiana então em desenvolvimento em oposição ao latim.

“Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol”, escreveu São Francisco na terceira estrofe da oração. Em seguida continuou, expressando louvor a Deus pela “irmã Lua”, pelos “irmãos Vento e Ar”, pela “irmã Água”, pelo “irmão Fogo” e pela “Mãe Terra”.

Segundo o jornal La Croix, 31-05-2015, a encíclica será publicada no dia 16 de junho.

Nota:

1.- segundo o jornalista Gian Guido Vecchi, vaticanista do jornal Corriere della Sera, em tweet postado na manhã deste domingo atesta que "o texto de São Francisco diz "laudato sie" e não "si" (como afirmava o tweet de ontem que publicou o título da nova encíclica, nem "sii".

Eis o tweet:

"Gian Guido Vecchi ‏@gvecchi
Comunque il testo di San  Francesco dice "laudato sie", non "si" né "sii". #cantico #1224". (Nota da IHU On-Line).

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Laudato Sie” (Louvado Seja) deverá ser o título da nova encíclica do Papa Francisco a ser lançada no dia 16 de junho - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV