Cresce o entendimento mútuo entre luteranos e católicos americanos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Mai 2015

Os luteranos e católicos nos Estados Unidos estão debatendo sobre como marcar a comemoração comum da Reforma em 2017 usando um novo Guia de Estudos para o documento histórico “Do Conflito à Comunhão”.

A reportagem foi publicada pela Federação Mundial Luterana, Pittsburgh, EUA/Genebra, 21-05-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O relatório da Comissão Luterana/Católico-Romana pela Unidade, publicado em 2013, é a primeira tentativa de luteranos e católicos em descrever, em conjunto, a história da Reforma. O Guia de Estudos, de 48 páginas, publicado em março, é o trabalho de luteranos e católicos da região da Pensilvânia.

O material foi escrito por representantes do sínodo da Igreja Evangélica Luterana na América – ELCA (na sigla em inglês), região do sudoeste da Pensilvânia, da Diocese de Pittsburgh, da Diocese de Greensburg e da Arquiparquia Bizantino-Católica de Pittsburgh.

“O Guia de Estudos foi feito para aumentar o entendimento mútuo entre os católicos, luteranos e outros amigos. Ele pode também ser um catalisador para a cura e reconciliação comunitária e individual”, lê-se na Introdução do texto.

“O objetivo desta nossa comemoração mútua deve incluir a recordação de nossa história e a continuidade do nosso movimento em direção à unidade que Cristo deseja para os Seus seguidores”.

No primeiro encontro usando no novo Guia de Estudos para o documento “Do Conflito à Comunhão” em 29 de abril, mais de 100 luteranos e católicos se reuniram no Seminário St. Paul, em Pittsburgh, para discutir como celebrar o 500º aniversário da Reforma em 2017.

“Ainda que não possamos mudar a história, podemos determinar como iremos contá-la”, disse Dom Kurt Kusserow, presidente do Sínodo da ELCA, região sudoeste. “Uma das formas pelas quais estamos determinados a contar esta história é começando com a questão da unidade”.

O Rev. John Crossin, diretor do departamento dos bispos católicos americanos para as relações com outras igrejas e religiões, observou que uma tal unidade teria chocado gerações passadas. Na Filadélfia, onde cresceu, Crossin disse que “jogávamos basquete juntos, mas jamais visitávamos a Igreja uns dos outros”.

O Bispo Emérito Donald McCoid, presidente do departamento nacional da ELCA para as relações ecumênicas e inter-religiosas, disse que o novo guia, que está sendo distribuído pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, se destina à distribuição nacional.

“O diálogo luterano-católico tem rendido excelentes frutos ao longo dos anos, incluindo o relatório histórico ‘Do Conflito à Comunhão’”, afirmou o Rev. Dr Kaisamari Hintikka, secretário-geral assistente para as relações ecumênicas da Federação Luterana Mundial – FLM.

“Estamos emocionados em ver que esta iniciativa está sendo útil para o diálogo em curso entre as igrejas membros da FLM e seus parceiros. Este material oferece um excelente recurso para nos ajudar a dar continuidade ao diálogo”, acrescentou Hintikka.

O Guia de Estudos para o documento “Do Conflito à Comunhão” inclui sete seções baseadas na oração e na reflexão silenciosa, bem como na discussão sobre a teologia de Martinho Lutero, sobre a Declaração Conjunta sobre da Doutrina da Justificação, o Concílio Vaticano II, o Batismo e a Unidade.

Para mais informações, cliaque aqui.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cresce o entendimento mútuo entre luteranos e católicos americanos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU