Tawadros II telefona para Francisco

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Discernimentos depois da Primeira Assembleia Eclesial. Artigo de Paulo Suess

    LER MAIS
  • Formação e espiritualidade do Ministro Extraordinário da Eucaristia

    LER MAIS
  • Paris, o Papa aceita a renúncia de Aupetit

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


12 Mai 2015

A unidade dos cristãos e a celebração da Páscoa em uma data comum. São os dois aspectos principais no centro do telefonema ocorrido nesse sábado no início da tarde entre o Papa Tawadros II, a mais alta autoridade da Igreja Copta Ortodoxa, e o Papa Francisco. Quem telefonou foi o próprio Tawadros II.

A reportagem é do sítio Vatican Insider, 10-05-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Na conversa longa e muito cordial – declarou o porta-voz vaticano, padre Lombardi – foram tocados principalmente dois temas: a vontade de continuar no compromisso comum pela unidade dos cristãos e a proposta de um acordo para a celebração da Páscoa em uma data comum."

De manhã, o pontífice dirigiu a Tawadros uma importante mensagem por ocasião do segundo aniversário do seu fraterno encontro em Roma.

Francisco assegurou a sua oração constante pela Sé de São Marcos, a comunidade cristã no Egito e em todo o Oriente Médio, com um pensamento particular aos fiéis coptas recentemente martirizados pela sua fé. "Mesmo que a nossa comunhão ainda seja imperfeita – escreveu Francisco – o que temos em comum é maior do que o que nos divide. Podemos perseverar no nosso caminho rumo à plena comunhão e crescer em amor e compreensão".

Francisco também destacou como é particularmente encorajador que a Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais tenha desenvolvido recentemente um documento sobre o exercício de comunhão na vida da Igreja primitiva e as suas implicações para a busca de comunhão hoje.

Francisco disse estar especialmente grato pela disponibilidade do Patriarcado da Sé de São Marcos de realizar a próxima reunião da Comissão no Cairo.

O Papa Francisco lembrou que os cristãos de todo o mundo estão enfrentando desafios semelhantes que requerem trabalhar em conjunto. E expressou o seu apreço pela nomeação no ano passado por parte de Tawadros II de um delegado para participar do Sínodo Extraordinário dos bispos dedicado à família. Com a esperança de que a cooperação nesse setor continue, em particular para enfrentar as questões relacionadas com os casamentos mistos.

Portanto, no dia do aniversário do encontro que – diz o Papa Francisco – justamente se tornou conhecido como o dia de amizade entre a Igreja Ortodoxa Copta e a Igreja Católica, a mensagem quer ser um abraço fraterno em Cristo Senhor.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tawadros II telefona para Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV