Petição exige plano de manejo que garanta realmente conservação de áreas de Cerrado em Goiás

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Biden e o Papa – a lista negra da Igreja nos Estados Unidos e o futuro do catolicismo. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • O declínio da Teologia da Libertação: uma releitura de 'O novo rosto do clero' de Agenor Brighenti

    LER MAIS
  • Liturgia e sinodalidade. Questões-chave

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Fevereiro 2015

Um abaixo-assinado online, publicado no site Petição Pública, exige um plano de manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto que garanta, de fato, a conservação da Chapada dos Veadeiros e da Reserva da Biosfera do Cerrado.

O texto da petição critica vários pontos da proposta para o plano de manejo da APA de Pouso Alto (englobando a Chapada dos Veadeiros e entorno), apresentada em dezembro de 2014, que segue na contramão da preservação do bioma Cerrado. Segundo descrição do abaixo-assinado, essa proposta de 2014 permite a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.

Clique aqui e acesse a petição.

“Considerando que o plano de manejo é uma importante ferramenta para a gestão do território e uma das poucas ferramentas jurídicas que podem ser usadas para controlar empreendimentos com atividades de grande impacto, a proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a região”, afirma o texto do abaixo-assinado.

Ainda de acordo com a petição, a região da APA é de grande importância para o abastecimento da bacia do Rio Tocantins, para a biodiversidade e para o ecoturismo brasileiro. “A aprovação dessa proposta para o Plano de Manejo é mais um passo em direção à extinção do bioma Cerrado”, ressalta.

Com mais de 5.500 assinaturas, o abaixo-assinado é endereçado ao Conselho de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), e presidenta Dilma Rousseff (PT).

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Petição exige plano de manejo que garanta realmente conservação de áreas de Cerrado em Goiás - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV