Novo presidente da Igreja Evangélica Alemã confirma unidade à frente dos 500 anos da Reforma

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Fevereiro 2015

O aniversário de 500 anos da Reforma que acontecerá em 2017 não deve ser uma "celebração protestante de autobajulação", disse o novo presidente da federação de Igrejas protestantes da Alemanha, bispo Heinrich Bedford-Strohm.

A reportagem é de Christa Pongratz-Lippitt, publicada no jornal católico britânico The Tablet, 02-02-2015. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

Ao invés de ser um memorial de "heroísmo" de Martinho Lutero, a data deve expressar o que foi decisivo para Lutero, ou seja, ter um novo olhar sobre Jesus Cristo, disse Bedford-Strohm ao portal online da arquidiocese de Colônia, domradio.de, na semana passada.

"Ter um novo olhar sobre Jesus é o que Lutero queria fazer naquele momento e isso é o que devemos fazer hoje", disse o bispo. "Nós não devemos erguer novas barreiras entre as denominações. É uma questão de destacar a maravilhosa mensagem do evangelho de uma maneira nova em um ambiente ainda mais difícil aqui na Alemanha e só podemos fazer isso juntos".

O bispo Bedford-Strohm estava "de fato muito feliz" por ter sido capaz de conversar longamente com o presidente da Conferência Episcopal Alemã, cardeal Reinhard Marx, sobre como suas Igrejas iriam aproveitar o aniversário de 2017 para "celebrar uma grande festa para Jesus Cristo, a fim de nos concentrarmos em Cristo de uma maneira nova". Ao mesmo tempo, ambas as Igrejas teriam a chance de fazer penitência pelas guerras confessionais acontecidas por causa da Reforma, acrescentou o bispo.

Os comentários do bispo Bedford-Strohm sugerem uma melhoria acentuada nas relações entre as duas Igrejas desde junho do ano passado, quando o cardeal Walter Kasper disse que estava "realmente ferido" pelo fato da Igreja protestante alemã não ter mencionado a histórica "Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação" de 1999, em seu documento sobre o fundamento teológico da Reforma.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo presidente da Igreja Evangélica Alemã confirma unidade à frente dos 500 anos da Reforma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU