O Papa é “um dos possíveis alvos dos terroristas”

Mais Lidos

  • O cruzado, o imperador e seus ataques aos persas. Artigo de José Luís Fiori

    LER MAIS
  • A Itália rejeita a reforma judicial de Meloni em referendo, um golpe político para seu governo

    LER MAIS
  • "O fascismo voltou". Entrevista com Vladimir Safatle

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: André | 15 Setembro 2014

Até mesmo o Papa Francisco “pode converter-se em um alvo” do grupo extremo Estado Islâmico (ex-ISIS), afirmou no sábado, 13 de setembro, o embaixador do Iraque na Santa Sé, Habeeb Al Sadr. Em declarações ao jornal Il Messaggero, que as publicou em seu sítio da internet no sábado, o diplomata deu a entender que o que acontece no país, mostra, sem dúvida, que Jorge Bergoglio “continua sendo um dos possíveis alvos dos terroristas de Al Bagdadi”, seu líder.

A reportagem está publicada no jornal El País, 13-09-2014. A tradução é de André Langer.

“O Estado Islâmico é um câncer que se estende por metástase, tem células enlouquecidas que também podem afetar a parte externa do Califado”, indicou Al Sadr, com o que insinuou que poderia haver milicianos jihadistas agindo em qualquer parte do mundo.

“O Papa é, com efeito, um alvo, pois a estratégia do Estado Islâmico centra-se em ataques de efeito na mídia”, ampliou o diplomata.

Dias atrás, o jornal italiano Il Tempo, citando fontes militares europeias, publicou também que Francisco está na mira de um atentado do Estado Islâmico.

Aquele artigo, que ocupou grande parte da capa do jornal conservador, citou fontes de inteligência italianas que consideram que a Itália é o “trampolim” dos jihadistas para entrar no Ocidente, devido à entrada de imigrantes indocumentados e à presença de ex-veteranos de guerra italianos que lutaram com os muçulmanos contra o Exército sérvio na Bósnia e que depois foram seduzidos pelo Estado Islâmico.

O Il Tempo disse que o Estado Islâmico “também planeja aumentar o nível de confronto, atacando na Europa e inclusive na Itália”.

“Em particular, as fontes israelenses acreditam que também está na mira do grupo o Papa Francisco, o máximo expoente da religião cristã, como ‘portador da falsa verdade’, segundo as crenças dos jihadistas”, escreveu.

Até o momento, o Vaticano não se pronunciou sobre essas versões que voltam a colocar sob a lupa a segurança do Papa Francisco.