Dirigente pagou R$ 11 mi por escolha de Qatar para Copa de 2022, diz jornal

O dirigente Mohamed Bin Hammam teria feito pagamentos totalizando US$ 5 milhões, cerca de R$ 11,1 milhões, para que o Qatar fosse escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022. A denúncia foi feita pelo jornal britânico The Sunday Times, que obteve documentos de transferências bancárias, e-mails e cartas.

A informação é publicada pelo portal Uol, 31-05-2014.

Hammam, que foi banido do futebol pela Fifa em 2011, teria feito lobby pelo Qatar ao menos um ano antes da escolha do país como sede do Mundial, segundo a reportagem. O dirigente foi rival do atual presidente da entidade, Joseph Blatter, na disputa pela presidência da Fifa.

Os documentos mostram que Hammam teria feito pagamentos diretamente a dirigentes de futebol na África para ter seu apoio na eleição do Qatar. O país negou com veemência qualquer irregularidade, e insiste que Hammam nunca teve um papel oficial apoiando a candidatura, e sempre trabalhou independentemente da campanha Qatar 2022.

Embora os funcionários não tivessem direito a voto, a estratégia de Hamman seria criar uma onda de apoio à candidatura do Qatar, que passaria então a influenciar os quatro integrantes africanos do comitê executivo da Fifa que tomavam parte na eleição.

O investigador-chefe da Fifa, Michael Garcia, está conduzindo uma longa averiguação sobre alegações de corrupção e irregularidades durante as eleições para as sedes das Copas de 2018 e 2022. Ele deve se reunir na próxima segunda-feira com funcionários do Comitê Organizador do Qatar.

"Névio, acho que, diferentemente de você, Pedro R. de Oliveira entendeu o mote e o artigo! Veja: ht..." Em resposta a: Fé e Política: urge repensar
"Destruir muros e aproximar pessoas no caminho evangélico da Misericórdia é a Mensagem de Bergogli..." Em resposta a: Argentina. Padres que atuam nas favelas e Geração Francisco denunciam uma “brutal campanha” contra o Papa
"A leitura do artigo nos remete a um trecho do discurso Oração aos Moços, de Rui Barbosa, quando c..." Em resposta a: A falta de vergonha e a ausência de culpa na corrupção brasileira. Artigo de Leonardo Boff