Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Seminário em Porto Alegre discute fim dos lixões

Porto Alegre recebe hoje especialistas do Brasil e de Portugal para discutir um tema subestimado no país: o destino do lixo. Um dos destaques da terceira edição do Seminário Cidade Bem Tratada, que prossegue até amanhã na Câmara de Vereadores, é o debate sobre o fim dos lixões – uma das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos – e o destino dos entulhos.

A informação é publicada pelo jornal Zero Hora, 15-05-2014.

As prefeituras têm até agosto para extinguir depósitos irregulares a céu aberto e adotar aterros sanitários licenciados. Se descumprirem a medida, poderão responder por crimes ambientais e ter corte de repasses da União.

A menos de três meses do fim do prazo, o cenário preocupa. Segundo o gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Sanea- mento Ambiental, Sérgio Luis Cotrim – um dos palestrantes do evento –, o descarte irregular ainda é uma realidade em 3,3 mil cidades brasileiras, onde vivem 50 milhões de pessoas.

No Rio Grande do Sul, a situa- ção é melhor. Mais de 90% dos resíduos têm destinação correta, o que não significa que esteja tudo bem. Em Porto Alegre, apenas 150 toneladas são destinadas aos galpões de triagem. Assim, 90% do material coletado acaba em aterros sanitários, o que sobrecarrega o sistema de tratamento.

– Só 10% das administrações municipais implantaram a coleta seletiva de forma definitiva, e isso precisa mudar – diz Beto Moesch, organizador do congresso.

Outro assunto que promete provocar discussão é o fim dado aos entulhos. O problema ganhou evidência no Estado com as obras no Beira-Rio e deve voltar à tona diante da implosão do estádio Olímpico.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium