IPCC destaca impactos das mudanças climáticas que já são observados

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 27 Março 2014

Rascunho do Sumário para Formuladores de Políticas produzido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas é disponibilizado na Internet e salienta que a interferência humana no clima está ocorrendo.

A reportagem é de Fabiano Ávila e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 26-03-2014.

Representantes de governos e cientistas estão reunidos em Yokohama, no Japão, para debater o conteúdo do Sumário para Formuladores de Políticas, documento que resumirá as informações contidas no novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), focado nos impactos das mudanças climáticas, que será apresentado no próximo dia 31.

Enquanto o relatório em si é um trabalho científico, não sendo assim alvo de intervenção de diplomatas, o sumário é um texto escrito em uma linguagem mais simplificada, e que pode ter seu formato alterado para atender pedidos dessa ou daquela nação.

Andrew Revkin, repórter do The New York Times, conseguiu ter acesso ao rascunho do sumário que está sendo trabalhado em Yokohama e o disponibilizou na Internet.

Já em sua primeira linha, o texto afirma: “A interferência humana no clima está ocorrendo e a mudança climática representa um risco para sistemas humanos e naturais.” Mais adiante destaca: “Impactos observados da mudança climática são extensos e importantes. Recentes mudanças no clima causaram impactos em sistemas naturais e humanos em todos os continentes e oceanos.”

Entre esses impactos o texto aponta com alta confiança que:

- Em resposta às transformações do clima em andamento, espécies marinhas e terrestres alteraram sua abrangência, atividades sazonais, padrões de migração e interação;

- Geleiras estão diminuindo;

- Impactos negativos das mudanças climáticas na agricultura são mais comuns do que positivos. Altas rápidas nos preços dos alimentos mostram que várias regiões produtoras essenciais para o mercado mundial são vulneráveis;

- Impactos de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, enchentes e queimadas, demonstram a vulnerabilidade de ecossistemas e de sistemas humanos;

- Perigos relacionados com o clima constituem um peso a mais para pessoas vivendo na pobreza, e agem como um multiplicador de outras ameaças, como a dificuldade em conseguir alimentos e moradia.

O sumário fala ainda nas ações de adaptação que já estão em andamento. Destaca, por exemplo, que, na América do Sul e Central, medidas de proteção de ecossistemas com o respeito aos povos locais estão ficando mais comuns.  

Sobre mitigação, o texto afirma, com alta confiança, que “cortar as emissões de gases do efeito estufa de forma significante nas próximas décadas pode reduzir os riscos da mudança climática na segunda metade do século XXI.”

O sumário conclui ainda que existem oportunidades em realizar ações de mitigação e adaptação climática e que não agir levará a uma piora no quadro econômico mundial.

“Por todo o século XXI, os impactos da mudança climática frearão o crescimento econômico e a redução da miséria, diminuirão a segurança alimentar e acionarão novas armadilhas de pobreza (...) os preços dos alimentos serão particularmente uma ameaça para os mais pobres.”

O documento termina com uma série de infográficos e tabelas que buscam tornar a visualização das conclusões do novo relatório mais fácil.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

IPCC destaca impactos das mudanças climáticas que já são observados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU