Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Um documento secreto, exclusivo e extraordinário: o discurso do cardeal Kasper no consistório

Um documento secreto, exclusivo e extraordinário que o jornal Il Foglio publica nesse sábado em quatro páginas. Trata-se da palestra proferida pelo teólogo preferido do papa, o cardeal Walter Kasper, a pedido do pontífice, por ocasião do consistório extraordinário recém-concluído, definida como ouverture, em vista do Sínodo sobre a família de outubro.

A reportagem é do jornal Il Foglio, 01-03-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O documento aborda um dos temas mais discutidos na Igreja: o da família e, especificamente, a questão da readmissão aos sacramentos dos divorciados em segunda união.

Três páginas cheias sobre sacramentos, matrimônio, divórcio, eucaristia, gênero, justiça, pecado, penitência, tolerância e indulgência. Nas palavras de Kasper, nota-se a busca de soluções não rigoristas e mais misericordiosas para com aqueles que, divorciados, escolheu se casar novamente. Uma palestra que criou muitos maus humores entre os purpurados presentes no consistório.

Há já algumas semanas, os eminentíssimos haviam estado em doutas disputas teológicas: o coordenador da consulta chamada para reformar a Cúria Romana, o cardeal Oscar Maradiaga, convidava a olhar com atenção para as "questões inéditas" não abordadas pela exortação Familiaris consortio de João Paulo II. O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Gerhard Ludwig Müller está no fronte oposto.

Apenas alguns dias atrás, interpelado sobre a questão, ele reiterou que "está em jogo o matrimônio como instituição divina" e que, "se o matrimônio é indissolúvel, não pode ser dissolvido". Sobre isso, acrescentava, "a doutrina católica é clara".

O documento exclusivo publicado pelo Il Foglio é acompanhado por um comentário do historiador Roberto de Mattei, que, em aberta polêmica com as palavras de Kasper, lembra que não se "pode apagar história e doutrina com uma clamorosa revolução cultural e de práxis".

A íntegra da conferência pode ser lida, em português, aqui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"O artigo do sr Alberto Melloni apresenta uma opinião e uma visão sobre a Polônia bastante tendenc..." Em resposta a: Polônia, a viagem mais difícil de Francisco. Artigo de Alberto Melloni
"Discordo totalmente, Dilma renunciar seria uma renúncia à democracia, muito equivocado esse cara ...." Em resposta a: Deveria Dilma Rousseff renunciar?
"SEMPRE ALERTEI QUE ERAM FRAUDES, os dados e estatisticas do cigarro. Pois bem, reparem, em 20 anos, ..." Em resposta a: Políticas antifumo impactam cultura do tabaco no Brasil

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium