Pyelito Kue sob risco de ataque iminente

Mais Lidos

  • "Um leigo pode liderar a paróquia", propõe Jordi Bertomeu, representante do Dicastério para a Doutrina da Fé

    LER MAIS
  • Intervalos bíblicos, militares e conselhos tutelares: o avanço da teologia do domínio no Brasil. Artigo de Lucas Vinicius Oliveira dos Santos

    LER MAIS
  • Eleições no Brasil estão na órbita dos interesses geopolíticos dos EUA para tentar consolidar sua influência no continente sul-americano em favor das próprias investidas contra a soberania brasileira e regional

    Brasil na mira do intervencionismo trumpista. Entrevista especial com Patricia Mechi

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 14 Fevereiro 2014

Mensagem urgente enviada por Tonico Benites Ava Guarani Kaiowá, porta voz da Aty Guasu e publicada no portal do Cimi, 13-02-2014.

Eis a mensagem.

"O funcionário da FUNAI Sr. Paulo de CTL-FUNAI Iguatemi-MS comunicou que hoje (13/02) fazendeiros estão se organizando para atacar os indígenas manifestantes do acampamento Pyelito kue/Mbarakai-município de Iguatemi-MS. Além disso, os fazendeiros recomeçaram a ameaçar os funcionários da FUNAI de Iguatemi-MS, e estão várias camionetas das fazendas cercando e isolando a entrada do Pyelito kue não deixando a entrar os funcionários da FUNAI.

Em qualquer momento podem atacar e massacrar a comunidade Guarani Kaiowa do Pyelito kue em manifestação. Diante disso, o Sr. Paulo falou me que vai fechar o escritório da FUNAI em Iguatemi por falta de segurança. Tres funcionários estão tentando ir ao acampamento Pyelito kue, mas os fazendeiros estão todos armados pela estrada. Há risco iminente de acontecer ataque à comunidade. Por isso precisamos com urgência a presença e intervenção da Polícia Federal e Força Nacional na região de Iguatemi-MS, sobretudo para proteger os funcionários da FUNAI e da comunidade do tekoha Pyelito kue".