Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Aripuanã: UHE Dardanelos opera sem licença ambiental há quase um ano

A UHE Dardanelos, localizada no rio Aripuanã, extremo noroeste do estado de Mato Grosso, atualmente é a maior usina hidrelétrica em geração de energia no estado, com capacidade de geração de 261 MW, trabalha desde 09/05/2013 sem a LO (Licença de Operação), licença essa que é concedida pela SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
 
A reportagem foi publicada pelo sítio Top News, 05-02-2014.
 
alt
Foto: Top News

Considerada polêmica em ambas situações desde o início de sua implantação, com diversas paralisações, a UHE Dardanelos foi construída junto à cidade de Aripuanã, ao lado dos Salto Dardanelos e Andorinhas, uma das belezas cênicas mais marcantes do estado. Também está entremeada a sítios arqueológicos, e segundo os indígenas presentes na região, o local era um cemitério dos seus antepassados.

A construção da usina alterou a paisagem turística e mudou hábitos e costumes da pequena cidade da Amazônia mato-grossense. Com muitos impactos socioeconômicos, a UHE Dardanelos somente foi liberada diante de várias contrapartidas assumidas em audiência pública pelo consórcio responsável pela construção da hidrelétrica. A Usina é de propriedade da Energética Águas da Pedra S/A, que tem como acionistas Neoenergia, Eletrobras Eletronorte e Eletrobras Chesf.

Procurado pela nossa reportagem, o prefeito de Aripuanã, Ednilson Faitta, disse que a empresa não cumpriu todas as condicionantes, e que já foi entregue um relatório para o presidente da Energética Águas da Pedra, o Sr. José Hugo Junqueira, informando todas as condicionantes do PBA (Plano Básico Ambiental) que estão pendentes. “Inclusive foi feita uma reunião com o Ministério Público no dia 19 de setembro de 2013, em que foi iniciada uma conversa para sanar as pendências existentes. Na ocasião, o presidente da empresa fez um compromisso de no máximo 45 dias voltar a conversar, mas não deu retorno nenhum à prefeitura”, informou Faitta. Também foi entregue uma cópia do relatório para a SEMA e para o Ministério Público Estadual.

“Outra situação que trouxe prejuízos ainda não calculados para o município foi que a empresa não apresentou seus relatórios fiscais à Secretaria de Fazenda do Estado - SEFAZ em tempo hábil, relativo ao faturamento do ano de 2012, o que pode causar à perda no índice do ICMS”, disse Faitta. A Prefeitura de Aripuanã informou que usará meios judiciais para não arcar com esse prejuízo. “Além de todos esses transtornos, a maioria das obras que eles entregaram à população, que seriam para mitigar os impactos, são de qualidade duvidosa. O que nos impressiona também é que vemos diversas outras usinas sofrendo para conseguir entrar em operação junto a Aneel por conta de licenças ambientais e Dardanelos opera a quase um ano sem, sera que a ONS não vê nada disso também?”, disse o vice-prefeito Junior Dalpiaz.  

Um fato interessante também levantado pela nossa reportagem é que o técnico que aprovou a Licença de Operação que hoje está vencida pela SEMA, atualmente é o Gerente de Meio Ambiente da Usina.

Nossa reportagem procurou a assessoria de imprensa da Neoenergia, empresa majoritária da usina, mas não obteve esclarecimentos. Também foi tentado contato com o Presidente da Energética Águas da Pedra, mas seu celular estava desligado. A empresa não possui escritório na cidade onde a usina está localizada e nem mesmo na capital do estado o que dificulta ainda mais todo e qualquer contato.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium