Quatro sem-teto na missa em Santa Marta e o café da manhã com o papa

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Basta de má informação nos chamados meios católicos de comunicação

    LER MAIS
  • “O conteúdo e o sentido do trabalho são exigências de justiça social”. Entrevista com Alain Supiot

    LER MAIS
  • “Vacinas para todos!” Declaração da Pontifícia Academia para a Vida sobre as vacinas contra a Covid-19

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


18 Dezembro 2013

Quatro moradores de rua que pernoitam no bairro próximo ao Vaticano também participaram na manhã dessa terça-feira da missa do papa em Santa Marta e do café da manhã que se seguiu, no dia em que Francisco festeja o seu aniversário. Os quatro sem-teto foram apresentados ao papa pelo esmoleiro, Dom Konrad Krajewski.

A reportagem é de Luca Rolandi, publicada no sítio Vatican Insider, 17-12-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Na manhã dessa quinta-feira, no dia do seu aniversário – afirma a Sala de Imprensa vaticana – o Papa Francisco quis que estivesse presente na missa matinal na Domus Sanctæ Marthæ o pessoal da própria Domus, a fim de viver a celebração em um clima particularmente familiar. O Evangelho da genealogia, rico em nomes dos antepassados de Jesus, deu ocasião para que o papa também lembrasse, na sua homilia, afetuosamente, os nomes de alguns dos empregados presentes.

Concelebraram com o papa o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Angelo Sodano, em representação do próprio Colégio. Depois da missa, como de costume, o papa saudou a todos pessoalmente. O secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, fez os votos ao pontífice, também em nome dos seus colaboradores da Secretaria de Estado.

Aos votos uniu-se o esmoleiro, Dom Krajewski, que apresentou ao papa quatro moradores de rua que vivem no bairro próximo ao Vaticano.

Os presentes, junto com o diretor da Casa SantaMarta, Dom Battista Ricca, que também é o prelado do IOR, acompanharam os votos ao papa com um canto. Depois, todos participaram do café da manhã no refeitório da Domus.

Um vídeo do Centro Televisivo Vaticano

Uma homenagem do CTV a Jorge Mario Bergoglio pelo seu 77º aniversário, com as imagens mais belas e significativas desses primeiros nove meses de pontificado, disponível gratuitamente para TVs e sites, foi feita pelo Centro Televisivo Vaticano em um breve vídeo [assista abaixo].

Em 1min45s, passam algumas mais imagens mais bonitas e significativas desses primeiros nove meses de pontificado, da fumaça branca do dia 13 de março ao lava-pés dos jovens da prisão juvenil, do beijo em Dominic que comoveu o mundo ao abraço dos "dois papas" com Bento XVI, das flores de Lampedusa às danças dos jovens do Rio de Janeiro, do encontro com Messi e a seleção argentina ao encontro com os trabalhadores e desempregados de Cagliari e com São Francisco em Assis, dos balões da festa das famílias às velas do bolo de aniversário apagadas no sábado com as crianças do dispensário Santa Marta.

Orações e mensagens tradicionais e digitais

Uma maratona de oração, com uma adoração eucarística de 24 horas e milhares de posts e mensagens no Twitter, com a hashtag#AuguriFrancesco, e também em todos os idiomas. É assim que os papaboys celebram o 77º aniversário do Papa Francisco.

Para a ocasião, das 23h59min de segunda-feira até as 24h desta terça-feira, junto à igreja de San Lorenzo in Piscibus, do Centro Internacional Juvenil San Lourenzo, na Via Padre Pancrazio Pfeiffer, em Roma, os jovens estarão envolvidos em 24 horas de adoração, com duas missas pela manhã e à tarde. Foram centenas as adesões, mesmo no meio da noite, para cobrir os turnos na oração pelo pontífice.

Da iniciativa #AuguriFrancesco, participarão movimentos eclesiais, associações juvenis, comunidades e grupos de oração que se alternarão a cada hora. Todos são convidados a participar para se unir ao presente ao pontífice.

A ideia foi da Associação dos Papaboys, com o Centro San Lorenzo, que deu a disponibilidade, e também graças à colaboração com os Cavaleiros Templários Católicos, que garantiram a permanência para as 24 horas diante do Santíssimo Sacramento. A vigília, a partir das 21 horas, será coordenada pelos vários grupos de Adoração Eucarística.

Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Centro Televisivo Vaticano pelo aniversário do papa:

{youtube}qLGjaPG_p7g{/youtube}

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quatro sem-teto na missa em Santa Marta e o café da manhã com o papa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV