País contempla "atônito" manifestações dos últimos dias, diz Gilberto Carvalho

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 20 Junho 2013

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nessa quarta-feira que o país contempla um pouco "atônito" as manifestações que tem tomado as ruas de várias cidades brasileiras nos últimos dias, com centenas de milhares de pessoas, e que os governantes devem ter a “generosidade de saber ouvir” o que estão apontando em termos de descontentamento. “Nós temos que entender isso, se não seremos atropelados pela história”.

A reportagem é de Danilo Macedo e publicado pela Agência Brasil, 19-06-2013.

Segundo Carvalho, as manifestações não expressam apenas necessidades materiais, mas um reposicionamento da sociedade no sentido de participar ativamente das decisões. “É extremamente saudável que a juventude esteja manifestando nesses dias esse desejo, mais do que desejo, esse imperativo de participar, de dar conta e de exigência de um novo padrão de vida”.

Durante o encontro Diálogos Governo e Sociedade Civil: Fundo Amazônia, no Palácio do Planalto, o ministro disse que o país assiste a um amplo processo de mobilização de massas e que o clima é muito propício para um processo de entendimento e de um novo padrão de participação da sociedade.

Carvalho ressaltou também que, apesar das manifestações pacíficas em sua maior parte, o governo vai conter as ações indevidas. “Entre pacifistas, há aqueles que se aproveitam também para promover uma série de violências que nós absolutamente não podemos endossar, nem aprovar e, pelo contrário, temos que mobilizar os setores mais amplos pra tentar conter as manifestações que são indevidas”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

País contempla "atônito" manifestações dos últimos dias, diz Gilberto Carvalho - Instituto Humanitas Unisinos - IHU