Para acelerar reforma agrária Incra quer destravar processos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Março 2013

Com o sinal político dado pela presidente Dilma Rousseff de que o governo federal está disposto a acelerar a reforma agrária, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) buscará destravar processos que estão parados na Justiça e poderiam liberar 270 imóveis e cerca de 500 mil hectares para novos assentamentos. O assunto será alvo de uma reunião da cúpula do Incra com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, a ser agendada em breve.

A reportagem é de Fernando Exman e publicada pelo jornal Valor, 22-03-2013.

Na avaliação do governo, a gestão poderá reduzir a demora nos julgamentos de processos relacionados à reforma agrária. Essas 270 propriedades rurais, por exemplo, estão localizadas em diversos Estados brasileiros e representam quase a metade dos 600 imóveis em discussão para a reforma agrária atualmente no país - os quais totalizam 1,2 milhão de hectares.


"Podemos evitar vários conflitos com o afinamento entre o Executivo e o Judiciário, respeitando e sem nenhum prejuízo ao marco legal existente", afirmou ao Valor o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes.

Uma das preocupações do Incra é o desrespeito de alguns juízes à Lei Complementar 76 de 1993, a qual prevê o "rito sumário" no processo de desapropriação de imóveis rurais para a reforma agrária em casos de interesse social. Além do descumprimento dos prazos fixados pela legislação, lamentou o presidente do Incra, a instituição acaba com os recursos depositados para levar as desapropriações adiante imobilizados. "A sociedade brasileira tem que saber que o processo da reforma agrária é complexo e merece atenção", acrescentou Guedes.

O CNJ já teve um fórum para tratar de assuntos fundiários. O colegiado foi criado pelo ex-ministro Cezar Peluso a fim de acompanhar os julgamentos referentes à reforma agrária e crimes cometidos no campo, mas em seguida o ex-ministro Carlos Ayres Britto o desativou. Até agora, Joaquim Barbosa não tomou uma posição sobre o assunto.

Para o advogado Paulo Daetwyler Junqueira, do escritório Junqueira & Associados, a preocupação do Incra é um "exagero". "O trâmite burocrático de qualquer ação judicial no Brasil é altamente complexo. Não é um problema do Incra, é um problema geral", argumentou o especialista nas áreas ambiental, agrária e tributária rural, segundo quem ambos os lados têm direito a recursos e os juízes não podem emitir suas decisões quando não há segurança jurídica. "A Justiça está com uma quantidade absurda de ações."

Até agora, o governo Dilma Rousseff tem sido alvo de críticas dos movimentos sociais do campo por ter desacelerado a reforma agrária. Recentemente, porém, a presidente prometeu aos trabalhadores rurais que acelerará a reforma agrária. Mesmo assim, reafirmou que sua prioridade é elevar a produtividade dos assentamentos e reduzir a pobreza extrema no campo.

Seguindo essa diretriz, o Incra realiza uma seleção para projetos de agroindustrialização de assentamentos. Busca também assegurar, em conjunto com outros órgãos do Executivo, que o programa Brasil Sem Miséria ajude os integrantes de assentamentos onde há pobreza extrema a sobreviverem com a própria produção.

Além disso, um estudo do Incra baseado no Censo de 2006 identificou 871 municípios onde há um "hiato de produtividade" na comparação entre os assentamentos da reforma agrária e as propriedades onde é praticada a agricultura familiar. O órgão estima existir um potencial para ampliar a produtividade dos assentamentos em 75%. O estudo está sendo atualizado, mas o Incra já enviou assistência técnica para 485 assentamentos a fim de reduzir tal diferença. A expectativa do governo é que os reflexos positivos da iniciativa já sejam sentidos na próxima safra.

A estratégia do Incra para aumentar a produtividade e a renda nos assentamentos também prevê a definição de linhas de produção orgânica ou agroecológica, uma maior atuação dos assentados no setor de agroenergia e a valorização de produtos e serviços ligados à biodiversidade local. Uma das ideias é transformar os assentamentos localizados na região amazônica em viveiros das mudas que precisarão ser usadas para recuperar áreas de imóveis rurais em decorrência da aprovação do novo Código Florestal.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para acelerar reforma agrária Incra quer destravar processos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU