Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Cardeal denuncia governo de Honduras por ''roubar'' os pobres

O cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga criticou no dia 2 de janeiro os últimos governos de Honduras por não cumprir os compromissos de investimento contra a pobreza assumidos pelo país quando foram perdoados 4 bilhões de dólares da dívida externa.

A informação é do sítio Religión Digital, 03-01-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O prelado qualificou de "roubo" a atuação da classe política do seu país. A população de Honduras é de 8,2 milhões de habitantes, e cerca de 70% vivem na pobreza. Além disso, é a nação com mais violência do mundo não envolvida em uma guerra.

Com o apoio do cardeal, o ex-presidente Ricardo Maduro (2002-2006) alcançado em 2005 o perdão da dívida externa com várias organizações internacionais, mas o país continuou endividando-se, e sete anos depois a dívida alcança os 4 bilhões de dólares.

O arcebispo de Tegucigalpa lembrou que "a condição que nos foi posta para perdoar a dívida externa era de que o dinheiro que devia ser pago em juros fosse usado para aliviar a pobreza. E o roubaram, e é preciso dizer assim, porque foi isso que aconteceu".

"Quando se tomam fundos do Estado para interesses pessoais, isso é roubo", disse ele à rede de rádio HRN. "E a fé cristã estabelece que só se obterá o perdão se for devolvido o que foi roubado", disse.

"Todos aspiramos a viver em paz. No entanto, o mundo se debate em tantas guerras, e Honduras, em tanta violência", também lamentou o cardeal.

Segundo as Nações Unidas, Honduras é o país sem conflito bélico mais violento do mundo, onde a cada dia morrem, ao menos, 19 pessoas, com 92 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2012.

"Na nossa Honduras, é preciso desarmar o que há no coração: ódio, violência e maldade", pediu o cardeal Rodríguez, que instou os seus compatriotas a "construir uma convivência baseada na verdade, liberdade, amor e justiça".

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium