80% dos "novos" classe média são negros

Cerca de 80% dos 35 milhões de brasileiros que ingressaram na classe média durante os últimos dez anos são negros. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) ao lançar o projeto Vozes da Classe Média.

Estão na classe média do país 104 milhões de pessoas. Desse total, 53% são negros, e 47%, brancos, de acordo com o estudo. São consideradas famílias de classe média aquelas com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.

A informação é publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 21-09-2012.

Segundo o ministro Moreira Franco e o secretário Ricardo Paes de Barros, ambos da SAE, os números refletem a redução da desigualdade.

"Não foi uma política assistencial que elevou milhões de brasileiros à classe média, fazendo dela maioria da população. Foram a renda, o trabalho e o esforço pessoal", disse Franco.

ROTATIVIDADE

Segundo o ministro, o governo também estuda a criação de uma política capaz de reduzir a alta rotatividade dos trabalhadores formais que ganham até dois salários mínimos (até R$ 1.244).

"É um dos pontos que estamos debruçados, porque isso é prejudicial ao trabalhador, à empresa e ao país. A rotatividade diminui a possibilidade de aumentarmos a produtividade, porque ela decorre da experiência e do conhecimento", disse

"Aplaudo de pé a iniciativa do presidente do Equador. Rafael Correa nos representa na luta contra os..." Em resposta a: O Equador apresenta ao Vaticano seu plano para acabar com os paraísos fiscais
"Nota-se um grande desenvolvimento conceitual de ensino por parte das instituições cristãs, sobret..." Em resposta a: Há 237 anos Catarina ordenava que os jesuítas ignorassem a Bula Papal de supressão
"Tese, antítese e síntese: não gosto das coisas. Gosto de gostar e de não gostar das coisas, logo..." Em resposta a: Lançada Frente Nacional contra o "Projeto Escola sem Partido"