Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Assassinato dos pescadores. Entidades se mobilizam para audiência pública

Um mês após o assassinato de dois pescadores artesanais da Associação de Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR), no Rio de Janeiro, entidades se mobilizam para audiência pública sobre a Pesca Artesanal e preparam ato de solidariedade.

A reportagem é da Agência Pulsar, 25-07-2012.

Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra eram lideranças da AHOMAR, organização de pescadores artesanais que luta contra os impactos socioambientais gerados por grandes empreendimentos que inviabilizam a pesca artesanal na Baía de Guanabara. Ambos foram assassinados na sexta-feira, dia 22 de junho de 2012.

Para entidades que trabalham pela garantia de direitos humanos nessas regiões, o crime contra os pescadores da AHOMAR é, na verdade, mais um crime contra a pesca artesanal no Rio de Janeiro. A atividade dos pescadores é vista como entrave aos interesses econômicos de empreendimentos de multinacionais.

Na Baía de Sepetiba, também no estado do Rio de Janeiro, os pecadores de Pedra de Guaratiba estão impedidos de trabalhar e sofrem com a criminalização desde que a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) foi instalada.

Diante disso, organizações, movimentos sociais e asscoiações de pescadores estão se mobilizando e pedem apoio para a audiência pública sobre a situação da pesca artesanal no Rio de Janeiro, que vai ocorrer no dia 01 de agosto na Câmara dos Vereadores. Um ato político será realizado após a audiência.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"É imprecionante que com todo esse conhecimento a mentira continua e até quando o STF vai se manter..." Em resposta a: O xadrez do grampo de Jucá
"Sabe a população ou seja o povo que trabalha paga os impostos nunca deve vez na politica nacional ..." Em resposta a: Meias verdades sobre a crise e o Brasil
"Gostariamos de pedir orações pela equipe do Atendimento Unisinos. O último mês foi bem triste, p..." Em resposta a: Atendimento Espiritual

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium