Tabaré, pronto para voltar à ativa

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Bartomeu Melià: jesuíta e antropólogo evangelizado pelos guarani (1932-2019)

    LER MAIS
  • Bolsonaro institui o Dia do Rodeio na Festa de São Francisco de Assis

    LER MAIS
  • “O transumanismo acredita que o ser humano está em um suporte equivocado”, afirma filósofo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 03 Julho 2012

O ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez voltou a participar de um ato político partidário depois de anunciar sua retirada da atividade em outubro de 2011.

A reportagem está publicada no jornal argentino Página/12, 02-07-2012. A tradução é do Cepat.

Vázquez participou, no sábado, da posse da senadora Mónica Xavier como presidente da Frente Ampla e da abertura do conclave dessa força governante, realizado na cidade de Flórida, situada a 100 km ao norte de Montevidéu. “Hoje retornei ao plenário, e aqui estou”, disse sorridente o ex-presidente consultado pelos jornalistas sobre se sua presença no ato significava seu retorno à vida política. Sem modificar seu gesto, manteve-se em silêncio ao ser perguntado sobre seu futuro. Também ponderou que a Frente Ampla é o melhor projeto político que o Uruguai tem para que sua população viva bem.

Em relação à presidência de Xavier, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da coalizão de centro-esquerda, assinalou que é enormemente importante que seja uma mulher jovem. “Terá todos os frenteamplistas ao seu lado, ajudando-a”, garantiu. Vázquez chegou ao Club Democrático de Flórida minutos antes do início do ato de proclamação das novas autoridades da Frente Ampla. Quando entrou, foi ovacionado pela maioria dos assistentes, que gritaram: “E já se vê, e já se vê, o presidente é Tabaré”. O ex-presidente foi nomeado integrante do plenário, na qualidade de personalidade ilustre, e se sentou na primeira fila da plateia ao lado de Xavier e de outros dirigentes frenteamplistas.

Durante a cerimônia fez fotos com muitos simpatizantes, aplaudiu várias vezes os discursos de Xavier e do presidente em fim de mandato, Jorge Brovetto, e presenciou um monólogo humorístico sobre a história e aspectos internos da coalizão progressista. Nem bem finalizado o ato, retirou-se assediado pelo público, fotógrafos e câmaras de televisão.

Dirigentes da Frente Ampla saudaram a presença de Vázquez, o que consideraram um sinal forte que faz pressagiar seu pronto e definitivo retorno à atividade política.

Vázquez também apoiou a inclusão da Venezuela no Mercosul. “Este ingresso se estava buscando há tempo”, disse, e analisou que a decisão adotada pela Argentina, Brasil e Uruguai de autorizá-lo – sem o consentimento do Paraguai, suspenso pelos órgãos do Mercosul – deu-se dentro dos marcos orgânicos. “Está bem, é uma oportunidade que se aproveitou porque institucionalmente é permitido”, defendeu

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tabaré, pronto para voltar à ativa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV