Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Egito. Cristãos em prol da reconciliação

“Desde a queda de Mubarak, em janeiro de 2011, cada um tem sua própria concepção política e o povo egípcio tem se dividido em muitos grupos: liberais, socialistas, islamistas, com todas as matizes da islamização. Agora, queremos que se tenha um verdadeiro espírito de reconciliação, com um governo de unidade nacional, que nos ajude a voltar a ser um só país, como é o justo”, afirma diante dos microfones, da Rádio Vaticana, o padre Rafic Griech, porta-voz da Igreja católica egípcia.

A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 27-06-2012. A tradução é do Cepat.

“A comunidade cristã no Egito fica um pouco preocupada pelo fato do novo presidente provir da parte islamista dos egípcios, dos Irmãos Mulçumanos”, afirma o sacerdote, embora também expresse a esperança de que “na nova era que estamos vivendo, os cristãos possam encontrar justiça e não discriminação. Isto é o que, em muitas ocasiões, o novo presidente Morsi prometeu; inclusive, ontem, quando se reuniu com os bispos da Igreja copta ortodoxa. Hoje, recebeu a Igreja católica do Egito, cujos expoentes se dirigiram ao palácio presidencial para oferecerem suas felicitações ao novo presidente e para ter uma conversa”. A Igreja católica pretende apontar várias questões: “Antes de tudo, a justiça para todos os egípcios”.

Em seguida, que o novo presidente (como prometeu) ajude aos pobres, aos que não têm casa, aos analfabetos. “Como você sabe – disse o padre Griech – 40% da população egípcia vivem abaixo da linha de pobreza. Isto é o que, como cristãos, pedimos para o povo do Egito, tanto para os cristãos como para os mulçumanos: melhorar as condições de vida dos cidadãos, para que se possa sair da condição atual de pobreza. Esta é uma das questões principais que os bispos desejam enfrentar”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Twitter @_IHU

Novos Comentários

"Excelente matéria! Evidente que, como o próprio entrevistado sugere, não se trata de cair na recu..." Em resposta a: Mais medicalização, menos autonomia. Entrevista especial com Charles Dalcanale Tesser
"O que ora é colocado pelo senhor assessor, Roberto Morales, foi, elegantemente, “calado”, pelo ..." Em resposta a: O Gosto Amargo da Copa do Mundo no Brasil
"Bastante interessante a consideração da senhora professora, Anna Carolina Regner, sobre estar escr..." Em resposta a: ''Não se iludam: decisões a respeito de valores e do uso da ciência não são decisões científicas'', diz a filósofa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes