Debate da Rio+20 está atrasado, diz porta-voz da ONU

O porta-voz das Nações Unidas na Rio+20, Giancarlo Summa, admitiu na terça-feira, 5, que as negociações em torno do texto que definirá as metas do desenvolvimento sustentável não estão tão avançadas quanto a ONU gostaria. Mas minimizou o fato, dizendo que a conferência é o ponto "de partida" para a discussão dessas metas, baseadas nos pilares crescimento econômico, desenvolvimento social e ambiental.

A reportagem é de Liana Leite e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 06-06-2012.

Ele fez as declarações um dia após o diretor do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, reconhecer a possibilidade de a conferência não ter resultados relevantes. "A Rio+20 é uma conferência de partida, não de chegada. A partir dela vamos reformular toda a discussão e forma de trabalhar o desenvolvimento sustentável", afirmou Summa, após cerimônia em que o Riocentro passou oficialmente ao controle das Nações Unidas.

Para Summa, a principal vitória seria a assinatura, pelos 193 países-membros, do documento com as metas. "Estamos negociando para que a conferência tenha o melhor resultado possível, mas o documento é ambicioso. Precisamos do compromisso político dos líderes globais."

A cerimônia de transferência do controle do Riocentro ocorreu simultaneamente no Rio e em Brasília para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e teve o hasteamento das bandeiras da ONU, do Brasil e da Rio+20.

Atraso

Com duas semanas de atraso, a Cúpula dos Povos começou a instalação das estruturas no Parque do Aterro do Flamengo, na zona sul. Organizado pela sociedade civil em paralelo à programação oficial, o evento deve reunir 30 mil pessoas entre os dias 15 e 23. As atividades ocorrerão em 60 tendas e arenas.

A demora para o início das obras foi causada pelas negociações para a liberação das licenças para montagem. A prefeitura do Rio e o Iphan solicitaram que as tendas não ocupassem áreas de jardins para preservar o paisagismo projetado por Burle Marx.

Na terça, para protestar "contra a mercantilização da vida", a Cúpula promoveu ato em frente ao Instituto Estadual do Ambiente, no centro. Manifestantes enforcaram um boneco do secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc.

"A ganância falou mais alto na bancada ruralista e latifundiários e os olhos d´água estão secand..." Em resposta a: Tuitadas
"Enquanto os nossos governantes não reconhecerem a existência do racionamento e que precisam e depe..." Em resposta a: Maior crise hídrica dos últimos 100 anos e as mudanças climáticas. Entrevista especial com José Galizia Tundisi
"Sou leiga e tenho muita admiração pela Companhia de Jesus,e quando dá faço retiros em Itaici. S..." Em resposta a: Entre o amor e o ódio, Deus e o conhecimento. A complexa história jesuítica. Entrevista especial com John W. O’Malley