Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Junho 2012

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançará no próximo dia 13 de junho os dados de 2011 do relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil.

A informação é do Boletim da CNBB, 05-06-2012.

A apresentação será feita às 9h30, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presença e depoimento de indígenas expostos às violências apresentadas no relatório. Deste modo, o Cimi busca denunciar o mosaico de violações contra os direitos dos povos indígenas.

“Os dados apresentados neste relatório desvelam as agressões à dignidade humana dos povos indígenas em todo o Brasil, sua aflição e seus sofrimentos”, escreve dom Erwin Kräutler, presidente do Cimi e bispo da Prelazia do Xingu (PA), no texto de abertura do relatório.

Para o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto, o relatório é ao mesmo tempo um alerta e uma cobrança, sendo instrumento político para tais fins.

“Denunciamos para a sociedade brasileira e organismos internacionais as violências contra os povos indígenas e, ao mesmo tempo, chamamos a atenção das autoridades públicas para adotar medidas que coíbam tais violências”, explica.

No relatório, os dados trazem informações referentes a violências contra o indivíduo (assassinatos, ameaças, racismo), violências contra o patrimônio (morosidade na regularização de terras, conflitos, invasões de áreas indígenas), violências por omissão do poder público (suicídios, desassistências na área da saúde, mortalidade infantil), violências contra indígenas isolados e de povos vitimados pela ditadura militar.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Instituto Humanitas Unisinos - IHU