Frases do dia

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Os 13 tweets do Papa no dia do IV Encontro Mundial de Movimentos Populares

    LER MAIS
  • Pornô e sedução em contexto de vida religiosa

    LER MAIS
  • Padres da Caminhada & Padres contra o Fascismo emitem nota de solidariedade à Via Campesina, MST, Dom Orlando Brandes, CNBB e Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Abril 2012

Cultura política

“É necessário desmontar, no plano do discurso, as justificativas morais silenciosas que validam os negócios ocultos à direita e à esquerda” – Eugenio Bucci, jornalista e professor da ECA-USO e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 05-04-2012.

Mal necessário

“No fundo, muitos dos agentes políticos, no Brasil, ainda acreditam que a corrupção, no curto prazo, funcione. À boca pequena, chamam-na de mal necessário” – Eugenio Bucci, jornalista e professor da ECA-USO e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 05-04-2012.

Capital sem lei

“A corrupção é o capital sem lei. Todos os que a invocam, ainda que marginalmente, viram seus servidores. Sem exceção. Sem uma única exceção” – Eugenio Bucci, jornalista e professor da ECA-USO e da ESPM – O Estado de S. Paulo, 05-04-2012.

Aparências

“Ainda pensando na dupla face do senador Demóstenes Torres: havia no governo Lula algo mais respeitável que as maneiras, a fala e a figura de Antônio Palocci? Foi praticamente o fiador da ascensão do PT ao poder e acabou, com todo o reconhecimento de valor, sob os escombros de uma casa de lobby em Brasília. O ensaio de ressurreição que viria depois, com Dilma, foi apenas um estertor” – Dora Kramer, jornalista – O Estado de S. Paulo, 05-04-2012.

Crise?! Sumiu!

“Como a Lei da Copa foi aprovada na Câmara e o caso Demóstenes Torres tomou conta do noticiário, ninguém mais fala em crise na base aliada” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 05-04-2012.

Retrocesso

"Às vésperas da Rio+20, grande parte das conquistas da sociedade brasileira na área socioambiental desde a Constituição de 1988, pode ser perdida, e isso seguramente será amplamente denunciado na Cúpula dos Povos" - Sílvia Alcântara, ambientalista – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Fantasia

"Temos até uma missão mais difícil [na conferência], que é propor um novo paradigma de crescimento que não pareça fantasioso. Ninguém aceita discutir a fantasia. Ela [a Rio+20] não tem espaço para fantasia. Eu não falo da utopia, falo da fantasia. Tenho que explicar como comer, ter acesso a água e como vão ter acesso a energia” – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Tiroteio

“O Fernando Pimentel deveria ser assessor da Dilma. Toda vez que eu vou lá, ele diz que a Dilma está chamando. Ele tem que sair do ministério, não consegue tocar a pasta” – Paulinho da Força, deputado federal – PDT-SP - que está insatisfeito com o tratamento dado pelo governo ao partido, por conta da demora na escolha do novo ministro do Trabalho, e ameaça passar à oposição – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Entre o computador...

“Se tivessem de escolher entre computador ou celular, a maioria dos consumidores (65%) abriria mão do segundo, segundo levantamento da Ipsos. No Brasil, o número é ainda maior (77%)” – Maria Cristina Frias, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

...e o celular

“Os canadenses são os que menos se importariam em ficar sem celular (80%). A Arábia Saudita é o único país, dos 25 analisados, onde a preferência é o telefone, com 51%. Foram ouvidas 19,3 mil pessoas” – Maria Cristina Frias, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Caça-níqueis

"A Corte Suprema americana decidiu eliminar qualquer limite ao que empresas e corporações podem doar aos candidatos a cargos públicos em campanha. Antes, claro, já davam muito dinheiro escondido, ou você pensa que o Caixa 2 foi inventado no Brasil? Agora, podem dar às claras, e o quanto quiserem. E os candidatos prometer o melhor governo que o dinheiro pode comprar" - Luís Fernando Verissimo, escritor - Zero Hora, 05-04-2012.

"No Brasil, deveríamos fazer o mesmo, uma espécie de leilão em que o candidato se ofereceria abertamente ao maior patrocinador com o compromisso de defender seus interesses no governo ou no Congresso. O que nos pouparia de espetáculos melancólicos como o do Demóstenes – claramente uma vítima do sistema atual de financiamento de campanhas – negociando apoio clandestino com o rei dos caça-níqueis" - Luís Fernando Verissimo, escritor - Zero Hora, 05-04-2012.

Estigma

"É difícil acreditar que não exista, entre os militares, uma corrente, ou talvez até uma maioria, que reprova a atitude dos clubes de reformados das Forças Armadas em relação à Comissão da Verdade e ao esclarecimento final do que houve nos anos de rebeldia e repressão. Dos clubes militares, só se pode esperar bravatas vazias, mas ignora-se até que nível vai a mesma insubordinação entre os da ativa" - Luís Fernando Verissimo, escritor - Zero Hora, 05-04-2012.

"Entende-se a resistência a remexer lama antiga, mas é impossível que se continue a sonegar à nação uma parte tão importante da sua história. E é impossível que ainda confundam a preservação da honra da instituição militar com o silêncio e prefiram o estigma das acusações nunca investigadas ao esclarecimento" - Luís Fernando Verissimo, escritor - Zero Hora, 05-04-2012.

Efeito Cascata

"Os antigos advogados de Carlinhos Cachoeira, preso sob acusação de corrupção, pensavam em negociar uma delação premiada do empresário. Eles calculam que, se condenado por corromper policiais e políticos de Goiás, sua sentença pode ultrapassar 250 anos. Mesmo que cumpra um sexto dela, passaria 30 anos encarcerado, o máximo permitido no país" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Boca Fechada

"Advogados que assumiram a defesa de Cachoeira depois de preso dizem que a possibilidade de que ele opte pela delação premiada é hoje de "menos dez"' - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Rumo ao Planalto

"Na penitenciária de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Cachoeira fica trancafiado por 22 horas. Embora a cela seja limpa e as refeições sejam as mesmas que as consumidas pela direção do lugar, ele tem direito a apenas duas horas de sol e convivência com outros detentos. Pode receber visitas, mas sem qualquer contato físico. Cachoeira pediu ontem transferência para Brasília" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Rumo ao Planalto 2

"O braço direito do empresário de jogos, Lenine Araújo de Souza, já obteve habeas corpus para ser transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Iguais

“Os fundamentalistas são todos iguais: "apenas" querem que a lei de seu deus seja mandatória para todos os demais” – Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo, 05-04-2012.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV