Indústria salva pela fé

Revista ihu on-line

Hospitalidade

Edição: 499

Leia mais

“Raízes do Brasil” – 80 anos. Perguntas sobre a nossa sanidade e saúde democráticas

Edição: 498

Leia mais

Desmilitarização. O Brasil precisa debater a herança da ditadura no sistema policial

Edição: 497

Leia mais

Mais Lidos

  • Prossegue a guerra suja dos ultraconservadores contra o Papa com um vídeo de uma música satírica

    LER MAIS
  • Com Trump, Papa Francisco tem um problema na América

    LER MAIS
  • A receita para destruir um país

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

20 Março 2012

Deus definitivamente ajuda a quem lança CDs religiosos. Na lista dos dez mais vendidos de 2011, estão quatro padres e uma cantora evangélica. O campeão é o Padre Marcelo Rossi e seu Ágape Musical, 1,5 milhão de cópias em quatro meses. Ele e a sertaneja Paula Fernandes, que fisgou com dois CDs o segundo e o terceiro lugares (eles somam 1 milhão, sendo dela também o DVD número um), ajudaram a indústria a alcançar resultados positivos na comparação com 2010: a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) registrou crescimento de 8,4%, sendo 7,6% relativo a CDs, DVDs e Blu-Rays e 12,8% no digital.

A reportagem é de Roberta Pennafort e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 20-03-2012.

A fatia do digital está em 16% do mercado, e ainda tem muito a crescer - nos Estados Unidos, já é metade do bolo. Em média, no mundo, a proporção é de 30%. O impacto da chegada ao Brasil do iTunes, maior loja de downloads de todas, ainda não foi medido, já que o início da operação foi no meio de dezembro.

Nos números de 2012, deverá fazer a diferença. A loja brasileira já é maior do que a da Espanha, segundo informação passada ao presidente da Universal, José Carlos Eboli (à imprensa não são divulgados esses dados).

Ele celebra seu fenômeno Paula Fernandes, comprovado também nos 500 mil downloads pagos. "Os números dela foram justamente a diferença de um ano para o outro (no meio físico). Ela não existia no mercado até então." O Padre Marcelo, por sua vez, tem 13 anos de carreira discográfica. Já vendeu mais de 10,5 milhões de cópias.

Creditado à pirataria, o pior momento da indústria, segundo Paulo Rosa, presidente da ABPD, foi de 2002 a 2006. De 2008 para cá, a venda física mantém-se estável, e a digital, sobe. "Qualquer projeção é sempre perigosa. Mas o que vemos é que o mercado físico não precisa desaparecer necessariamente", diz Rosa.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Instituto Humanitas Unisinos - IHU - Indústria salva pela fé