2012 Ano Internacional da Comunicação Indígena

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 27 Fevereiro 2012

O Congresso Nacional de Comunicação Indígena do México encabeçou o lançamento do ano 2012 como o Ano Internacional da Comunicação Indígena, durante o qual serão realizados diversos fóruns e oficinas para analisar a situação dos povos originários quanto à comunicação. Segundo integrantes do Congresso, foram as experiências adquiridas nesta área, “em especial das rádios comunitárias e cinema indígena” que impulsionaram este acordo.

A informação é da Organização Católica Latino-Americana e do Caribe de Comunicação - OCLACC, 24-02-2012. A tradução é do Cepat.

A decisão de dedicar este ano à comunicação indígena foi tomada durante a I Cúpula Continental Indígena, realizada em 2010, de tal maneira que se solicitou aos governos nacionais e a organismos internacionais para que incluam esta comemoração em suas agendas políticas e orçamentárias.

Segundo a Rede de Rádios do Sudeste Mexicano, há mais de 200 rádios comunitárias e indígenas que sofrem de hostilizações e repressão, que é mais forte nos Estados de Puebla, Oaxaca, Guerrero, Tabasco e Veracruz.

Por outro lado, o cineasta indígena José Luis Matias Alonso, de Guerrero, assinalou que é primordial falar sobre a comunicação dos povos originários, sobretudo no marco do Dia Internacional da Língua Materna, celebrado em cada 21 de fevereiro.

“As ações são muitas para dar vida a 2012 como ano internacional da comunicação indígena e um dos objetivos é trabalhar para instalar nosso Direito à Comunicação em organismos internacionais e reformar este aspecto para dentro das organizações indígenas”, afirmou Jeannette Paillan, presidente da Coordenação Latino-Americana de Cinema e Comunicação dos Povos Indígenas (CLACPI) durante uma reunião preparatória da II Cúpula Continental de Comunicação Indígena do Abya Yala.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

2012 Ano Internacional da Comunicação Indígena - Instituto Humanitas Unisinos - IHU