Andrés Torres Queiruga é autorizado a dar palestras em Bilbao

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Liberdade e igualdade não bastam: uma cartilha sobre a Fratelli tutti. Artigo de Charles Taylor

    LER MAIS
  • A Economia Anticapitalista dos Franciscos e das Claras

    LER MAIS
  • Paraná. Professores entram no sexto dia de greve de fome

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Dezembro 2011

 

Nem vencedores nem vencidos. Ou, melhor dito, na diocese de Bilbao se impôs a sensatez e um acordo, pelo qual todos saem ganhando. O bispo da diocese, Mario Iceta, dando uma demonstração de um excelente jogo de cintura, voltou atrás em sua decisão e deu seu consentimento para duas palestras do teólogo Andrés Torres Queiruga no Instituto Diocesano de Teologia e Pastoral (IDTP), da diocese basca. Ganha o teólogo galego, cuja imagem e prestígio ficam incólumes. Ganha o bispo basco, que dá uma demonstração de pluralidade e realismo. E ganha o IDTP, que segue conservando sua independência e sua liberdade na comunhão.

A reportagem é de José Manuel Vidal e está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 01-12-2011. A tradução é do Cepat.

Dentro do ciclo "Teologia em diálogo", Queiruga dará, no próximo dia 12 de dezembro, a palestra "Deus bom e mundo injusto’ em duas sessões abertas a professores, alunos do centro e comunidade em geral.

Após a exposição do teólogo galego, um dos maiores especialistas no tema (acaba de publicar Repensar o mal, pela Trotta), haverá espaço para um debate com os presentes.

"Chegamos a um acordo razoável com o bispo", garantem fontes do IDTP, onde se mostram satisfeitos com o consenso alcançado com dom Iceta. "Houve uma reconsideração do tema por parte de todos e concordamos em agir dessa maneira".

No IDTP, consideram que se trata de um "bom acordo para a diocese e para a formação", opinião amplamente compartilhada no centro. Agradecem especialmente a dom Iceta que tenha dado uma demonstração de flexibilidade e que não se tenha fechado em sua primeira decisão de proibir a presença de Torres Queiruga.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Andrés Torres Queiruga é autorizado a dar palestras em Bilbao - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV