Bispo de Petrópolis, RJ, é nomeado arcebispo de Taranto, Itália

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Novembro 2011

O papa Bento XVI nomeou, ontem, dia 21-11-2011, o bispo de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, arcebispo metropolitano de Taranto, na Itália.

A informação é do jornal L`Osservatore Romano, 22-11-2011.

Dom Filippo nasceu em Bari – Carbonara, na Itália, em 1948. Ele estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Dom Filippo é doutor em Teologia Dogmática e também em Filosofia.

Além de bispo de Petrópolis, dom Filippo já foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ); responsável pela acolhida dos peregrinos durante visita do Santo Padre ao Brasil, em 1997; Bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 da CNBB; membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, em 2003; é cidadão honorário dos municípios: Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis; Presidente da Instituição Communio do Brasil e membro titular efetivo da Academia Brasileira de Filosofia.

Felipe Santoro, segundo o jornal do Vaticano foi responsável do movimento "Comunhão e Libertação" (CL) no Rio de Janeiro, de 1984 a 1988 e responsável de CL no Brasil e América Latina de 1988 a 1996.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu uma nota, afirmando que a transferência de dom Fillipo atualiza o sagrado compromisso da solidariedade episcopal que coloca os irmãos sempre à disposição das necessidades pastorais. “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”, diz um trecho da nota.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bispo de Petrópolis, RJ, é nomeado arcebispo de Taranto, Itália - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV